Ventos que transformam

Com ações visando o crescimento social e econômico de comunidades impactadas por projetos ligados à chegada de empresas de energias renováveis no Brasil, a Echoenergia, empresa referência do setor de energia eólica, promove com o Instituto Brasil Solidário um modelo de projeto socioambiental e educacional na região Nordeste do Brasil, integrando eixos que vão da primeira infância à economia solidária em projetos formativos e estruturais que ressaltam os potenciais já característicos das regiões atendidas e próximas a parques eólicos do portfólio da empresa, desenhados e executados pelo IBS a partir da compreensão de cenários locais.

O projeto Ventos que transformam integra principalmente dois eixos de ação: educação e economia solidária, quando o Instituto promove ações de formação em rede de educadores para temas transversais, como leitura, educação ambiental e educação financeira e a construção de novos espaços como escolas, centros comunitários e de fomento ao empreendedorismo.

Todas as atividades fazem parte do portfólio programático de ações do IBS em seu Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, a partir da compreensão do cenário local, e envolvem produtos que vão do diagnóstico à avaliação externa, podendo ser parte de sub crédito social (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES por exemplo) ou investimento direto da empresa.

A última entrega oficial se deu com a construção dos novos espaços técnicos da Escola Estadual Padre Anchieta (informática, eletrotécnica, auditório e biblioteca), além de três salas multifuncionais e praça pública, todos em Serra do Mel/RN.

Ao longo dos anos de 2017 a 2022, atuamos ainda nas cidades de Tianguá e Ubajara/CE, Lagoa Nova e Cerro Corá, no Rio Grande do Norte.

Acompanhe os resultados por meio dos relatórios e informativos históricos (2017-2021) do projeto Ventos que transformam.

Outros programas e projetos