Expedição Trilha Brasil

InícioInstitucionalExpedição Trilha Brasil

Projeto Trilha Brasil: o início do Instituto Brasil Solidário.

Projeto de fotografia, pesquisa e levantamento cultural , iniciado em 1998, foi o precursor do Instituto Brasil Solidário, em que trabalhos sociais foram ja realizados em meados de 1999 e quando percebemos que, por meio da parceria e da troca, era possível somar e crescer, levando atendimentos odontológicos ao Alto Xingu/MT.

Mas foi a partir de 2000 que então “projeto” ganhou força, com uma iniciativa ousada e detalhada de pesquisa em campo, somada a trocas histórico-culturais no Brasil profundo  que deram origem ao que hoje é o Instituto Brasil Solidário.

O projeto Trilha Brasil – em especial a Expedição Trilha Brasil – realizada em 2000, tem um grande valor em nossa história.  Naquele ano, viajamos em liberdade por nosso país – por quase um ano – e percorremos 25 mil quilômetros conhecendo melhor como viviam os brasileiros de diversas regiões. Descobrimos um Brasil imenso, com diferentes nuances, paisagens e costumes, mesclando riqueza, pobreza, descobertas e, acima de tudo, esperança.

Com os primeiros patrocínios alcançados com muita determinação e perseverança, na Expedição a equipe formada por Luis Salvatore, Ana Salvatore, Liliana Pardini (e a chegada do mascote labrador Trilha!) conviveram diariamente com brasileiros de 14 Estados, dormindo em vilas e aprendendo com as histórias de cada um, resgatando lendas e imagens esquecidas pela história, num verdadeiro “mergulho no Brasil”. Foram milhares de fotografias produzidas e centenas de horas registradas em vídeo!

A Expedição tem tamanha força na história do IBS que parte do trabalho atual ainda envolve o compromisso firmado de “voltar e transformar” a fundo muitos dos municípios e locais visitados.

Comemorando dez anos da primeira grande viagem, o filme documentário “Em Busca dos Brasileiros” foi lançado no Espaço Unibanco de Cinema, em 2010.

 DVD: Em Busca dos Brasileiros

Filme: Em Busca dos Brasileiros

Filme histórico, documentário da Expedição Trilha Brasil, realizada no ano de 2000, sobre a viagem de quase um ano pelo interior do Brasil e que originou as idéias e bases para grandes projetos sociais.

O filme documentário / ação, de 97 minutos, registrado a mão em Mini DV e, diga-se – quando a fotografia era analógica, os equipamentos de gravação disponíveis em vídeo eram simples e que praticamente não existia a internet como a conhecemos hoje – reconta um pouco dos 25 mil quilômetros percorridos por três jovens em busca da verdadeira essência do povo brasileiro, sua história, cultura e mostrando, principalmente, as descobertas e os impactos da convivência intensa com o povo.

Munidos de equipamentos simples para esses registros, o documentário-narrativa, histórico Trilha Brasil: Em Busca dos Brasileiros é uma lição de vida que mostra até os dias de hoje um Brasil ainda pouco conhecido, personagens vivos da nossa história, garimpos, paisagens incríveis e os desdobramentos pessoais para se chegar ao Instituto Brasil Solidário.

Assista com amor e emoção do começo ao fim o filme completo dessa aventura.  Mergulhe conosco na aventura da descoberta de um país incrível e apaixonante!

Institucional