Prêmios

Após tanto empenho em trabalhos sociais de alto impacto, o reconhecimento é uma forma de motivar ainda mais nossos colaboradores, alunos e educadores na continuidade de projetos mais elaborados, fundamentados em  princípios de escala, excelência e sustentabilidade.

Confira abaixo nossos principais reconhecimentos:

  • 2023 – Alunos e educadores da rede atendida pelo IBS, premiados no Prêmio Educação Financeira Transforma, do Instituto XP, sendo: Rosilene Nunes (Esperança/PB) ganhadora nacional na categoria “Professor”, Xênia Cardoso (Beberibe/CE) semifinalista nacional na categoria “Professor” e Maria Clara Cândido, finalista nacional na categoria “Aluno”.
  • 2023 – Desafio Money, promovido pela Mooney Edu em parceria com o IBS: uma Olimpíada de Educação Financeira Na categoria “Aluno”, a estudante Mariana Zanatta (Sapiranga/RS) foi a ganhadora nacional. Na categoria “Professores”, a educadora Vanderlize de Lima (Sapiranga/RS) conquistou a 3º colocação nacional e na categoria “Escola” a EMEF La Salle (Sapiranga/RS) alcançou a 3º colocação nacional.
  • 2023 – Desafio Filmaê, promovido pela startup social Cais Impactaê: contou com 6 troféus de alunos da rede beneficiária do IBS: EM Prof. Deolinda Lage, de Conceição da Barra/ES (Melhor Filme Geral Júri Técnico Anos Inicias e Anos Finais); EMII Prof. Nilda Ma. Carvalho, de Iraquara/BA (categoria Melhor Filme Geral Júri Popular Anos Iniciais e Anos Finais); EM Pres. Castelo Branco, de Pojuca/BA (categoria Melhor Filme Escolas Públicas Júri Técnico Anos Finais) e EM Desembargador Pedro de Queiroz, de Beberibe/CE (categoria Melhor Filme Escolas Públicas Júri Popular Anos Finais).
  • 2023 – Prêmio Nacional de Educação Fiscal: a jornalista cearense Bernadeth Vasconcelos, do Jornal Diário do Nordeste, conquistou a 2º colocação nacional na categoria “Imprensa” com sua matéria sobre o trabalho promovido pelos jogos Piquenique e Bons Negócios, do projeto “Vamos Jogar e Aprender” no Estado do Ceará.
  • 2022 – Rede de educadores do Instituto Brasil Solidário, formados em cursos de Educação Financeira e com os jogos Piquenique e Bons Negócios no projeto Vamos Jogar e Aprender, premiados no Premio BEI, como melhores projetos no tema, sendo: Rosilene Nunes (Esperança, Paraíba) finalista Nacional e Vanderlise Martins de Lima (Sapiranga, Rio Grande do Sul), finalista e ganhadora do melhor projeto nacional.
  • 2021 – Prêmio Educação Financeira Transforma Instituto XP. O Instituto Brasil Solidário foi selecionado como o melhor projeto de Educação Financeira do Brasil/categoria Organização não governamental, pelo Instituto XP no ano de 2021, com o projeto Vamos Jogar e Aprender  com os jogos Piquenique e Bons Negócios.Além de ganhador, educadores beneficiados com o projeto formativo do IBS e uso dos jogos, tiveram seus projetos reconhecidos pela premiação.
  • 2020 – Prêmio internacional Visionaris – UBS ao Empreendedor Social. O Instituto Brasil Solidário foi selecionado entre os 4 finalistas do prêmio Visionaris 2o2o, concedido anualmente pelo Banco Suíço UBS, levando o prêmio de 5 mil dólares para o desenvolvimento dos projetos sociais. A premiação foi criada para apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque, e nesta edição, trouxe o tema “Construindo um futuro sustentável”, com foco em valorizar projetos e ações engajadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da Agenda 2030, promovida pelas Nações Unidas.
  • 2020 – Prêmio Reconhecimento de Literatura Internacional Brasileira. A homenagem, concedida pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e Focus Brasil New York, foi realizada durante o Encontro Mundial de Literatura Brasileira, com transmissão ao vivo, entre os dias 09 e 12 de setembro, contando com a participação de mais de 130 escritores brasileiros de vários países. O Instituto Brasil Solidário foi escolhido para receber a premiação, tendo como patrono o fotógrafo Sebastião Salgado, pela vasta e significativa contribuição para o incentivo à leitura e divulgação da literatura, por meio da educação, contando com projetos multiplicados nas 5 regiões do Brasil.
  • 2019 – Person of the Year, em Nova York, EUA. Em reconhecimento à histórica atuação em âmbito social e educacional no Brasil, o Instituto Brasil Solidário foi escolhido pela Câmara de Comércio Brasil -EUA, para receber a premiação “Pessoa do Ano” na categoria Responsabilidade Social 2019. A homenagem foi concedida a organização brasileira, após um processo criterioso, envolvendo instituições e líderes globais, em noite de gala promovida pela BrazilCham – Brazilian American Chamber Of Commerce, em Nova York, EUA.
  • 2021/2019/2018 – Prêmio Melhores ONGs do Brasil, promovido pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. A premiação, considerada a maior do terceiro setor brasileiro, foi criada com a proposta de valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. O Instituto Brasil Solidário foi reconhecido como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, concorrendo com mais de 1.700 inscritos, em 2018 e 2019.
  • 2018 – Prêmio Cubo de Ouro, promovido pela Sintonia Geek Magazine. O Projeto com os Jogos de Educação Financeira “Piquenique” e “Bons Negócios” ganhou a premiação na categoria Melhor Projeto Social Geek, sendo escolhido em votação aberta no site da organização. O anúncio foi feito durante a Megacon 2018, em Curitiba/PR.
  • 2015 – Prêmio Empreendedor Social realizado pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab, na Categoria Escolha do Leitor. Com 59 mil votos (ou 74% sobre a votação total de 79.551 pessoas) Luis Eduardo Salvatore venceu o Prêmio Empreendedor Social 2015 na Categoria Escolha do Leitor e integra, dessa forma, a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, que reúne 85 líderes altamente inovadores com o objetivo de disseminar ideias e soluções para o Brasil e para o mundo. Reconhecida mundialmente, a Fundação Schwab é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. Criada em 1998, a entidade identifica e promove a troca de know-how entre empreendedores viabilizando o contato deles com grandes patrocinadores internacionais incluindo-os na rede de líderes globais do Fórum Econômico Mundial.
  • 2014/2015 – Prêmio Escola Nota 10, do Governo do Ceará. As instituições Escola Municipal Santo Antônio (do Açudinho) e Escola Municipal Venceslau Pereira Damasceno, em Tamboril, no Estado do Ceará, foram por dois anos consecutivos contempladas com o prêmio Escola Nota 10, dedicado ao reconhecimento de processos de alfabetização acima da média estadual, ficando entre as melhores em todo o Estado do Ceará. As escolas fazem parte das diversas instituições trabalhadas pelo IBS (escolas base  da Tecnologia Educacional PDE).
  • 2013 – Prêmio Cidade Pró Catador, conferido ao município de Crateús, no Ceará, pela Secretaria da Presidência da República, onde foram selecionadas as 4 melhores iniciativas no país de inclusão social de catadores e cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nota: Projeto de coleta seletiva inaugurado em fevereiro de 2012 com apoio do Instituto Brasil Solidário via PDE, fruto da educação ambiental iniciada nas escolas municipais em 2002.
  • 2013 – Prêmio do Programa Selo Município Verde, Secretaria do Meio Ambiente de Crateús (Seman). Projeto de coleta seletiva inaugurada em fevereiro de 2012 com apoio do Instituto Brasil Solidário via programa Amigos do Planeta na Escola.
  • 2010 – Prêmio Escola Nota 10/CE. A instituição Escola de Cidadania Santa Rosa, por sua vez, foi contemplada em 2010 com o prêmio Escola Nota 10, dedicado ao reconhecimento de processos de alfabetização acima da média Estadual, ficando em oitavo lugar em todo o Estado do Ceará. A escola faz parte das diversas instituições trabalhadas pelo IBS (escolas base  da Tecnologia Educacional PDE).
  • 2010/2011 – Prêmio Jovem Brasileiro por conta dos excelentes resultados do programa Amigos do Planeta na Escola, em dois anos consecutivos de reconhecimentos.
  • 2007 – JCI TOYP – Premiação Mundial para Jovens de Destaque. Luis Eduardo Salvatore recebeu o prêmio da JCI (Junior Chamber International) por sua liderança humanitária e voluntariado.
  • 2003 – prêmio “Top Social 2003” pela distribuição de livros e material escolar para crianças carentes, ao lado da Universidade Mackenzie.
  • Outros – Títulos de Cidadania e Comendas por reconhecimento aos trabalhos em prol da melhoria da qualidade da educação básica na cidades de São Raimundo Nonato (PI), Natal (RN),  Cabaceiras (PB), Palmeiras (BA) e Crateús (CE).

Institucional