Nossa História

InícioInstitucionalNossa História

A vontade de conhecer a fundo o Brasil aliada à certeza de que é possível realizar atitudes sociais transformadoras deu início ao Instituto Brasil Solidário.

Com a serenidade e obstinação que lhe são peculiares, sua história foi construída por etapas. A primeira oficial delas com a ida de Luis Eduardo Salvatore a uma aldeia indígena, no Parque Nacional do Xingu, em 1998, para dar início a ideia de realização de pesquisas em campo sobre a formação do povo brasileiro. Pouco tempo depois, Luis (advogado e fotógrafo profissional) contou com a presença de sua irmã, Ana Elisa Salvatore (designer gráfica), que juntos desbravaram o país junto ao Projeto Trilha Brasil, para mostrar a riqueza de um povo tão gigante e desconhecido.

Dessa vivência e prática, logo em 2001 surgiu o Instituto Brasil Solidário – IBS, com o envolvimento e formação de uma jovem e engajada equipe de trabalhos composta por Danielle Haydée (advogada), Fernando Laudares (advogado) e Diogo Salles (profissional da área de marketing e ilustrador).

Com olhar atento e integração com as comunidades visitadas, observaram em cada passo oportunidades de melhoria na qualidade de vida dos lugares, sempre com a preocupação da valorização cultural de cada região.

O Instituto Brasil Solidário consolidou-se já nos anos seguintes como uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – séria e voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento sócioemocional e projetos em escolas públicas nas mais diversas áreas integradas na educação complementar: (Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo).

22 anos depois, temos orgulho daquilo que foi construído,  calcado não apenas pelo idealismo, mas sim pela efetiva ação e escuta, a partir de projetos sustentáveis de desenvolvimento local e territorial e muito planejamento para cada realização.

Somos milhares de pessoas impactadas, centenas de escolas visitadas, reformadas e até construídas, além de politicas públicas em diversas cidades brasileiras.

Projetos marcantes, como a Ação Social do Rally dos Sertões, Amigos do Planeta na Escola, Ventos que transformam e Itaú Criança são a prova de que o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e agora na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender , e que ainda temos muito a brilhar e contribuir com a educação de nosso país.

Por isso, nosso slogan, ontem, hoje e sempre: Juntos Construímos!

*Imagem de capa: Mateiros, TO. 2001.

Institucional