Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE

InícioO que fazemosProgramas & projetosPrograma de Desenvolvimento da Educação - PDE

Principal metodologia de mobilização, formação e acesso material do Instituto, que há 22 anos envolve uma abordagem com temas transversais em oficinas práticas de desenvolvimento cognitivo e competências sócio emocionais, combinadas com ações de planejamento junto ao currículo escolar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O PDE também está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando, de forma transversal e interdisciplinar, todas as suas 8 áreas temáticas aos 17 Objetivos da Agenda 2030 estabelecidos pela ONU.

Tem como objetivo apoiar educadores, colaborar com a aprendizagem e a superação dos problemas que impedem o sucesso dos alunos, como a indisciplina e a evasão escolar. Atua por meio de ações de formação, apoio material e desenvolvimento de projetos e sequências didáticas, visando dinamizar o ensino, fomentar políticas públicas e potencializar recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos.

Logo_PDE

É resultado de mais de duas décadas de trabalhos em escolas públicas e particulares. Suas três frentes de trabalhoEducação Complementar, Rede de Educadores e Políticas Públicas – representam caminhos construídos com intensa mobilização comunitária, parceria ao lado da iniciativa privada e poder público local e ações sociais buscando reduzir as vulnerabilidades características de municípios com baixo IDH.

O movimento gerado pelas ações do PDE estimula a criação de uma rede de educadores e de novas políticas públicas que visem garantir a continuidade do trabalho em todo o município. Além disso, gera impactos expressivos em índices de desenvolvimento da educação básica, como o IDEB.

Tem como ponto comum entre suas frentes de trabalho em oito áreas temáticas transversais: Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Arte e Cultura, Saúde Empreendedorismo, Cidadania e Educação Financeira. Cada área temática oferece um repertório de propostas práticas de integração ao currículo escolar, apresentando a possibilidade de um aprendizado mais contextualizado e significativo para o aluno e propostas pedagógicas mais dinâmicas para o educador.

Com alma motivacional e pioneiro no Brasil, o Programa busca empoderar a escola, com iniciativas simples, sustentáveis, amplas e reaplicáveis, para ser o centro propulsor da cidadania e da justiça social por meio de uma educação de qualidade.

Programas & Projetos