Projetos de apoio / LEVE

Com a perspectiva de desenvolvimento local,  e com a visão da expansão em território, os programas do Instituto favorecem e incentivam a criação de projetos de apoio às iniciativas em andamento dentro de cada município.

logo-leve

LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar

Pioneiro no Brasil e idealizado pelo Instituto Brasil Solidário, o projeto LEVE é uma tecnologia socioambiental replicável que busca unir a educação ambiental nas escolas com a prática da coleta seletiva municipal, transformando a escola num ponto de coleta de material reciclável.

Cada aluno tem assim a oportunidade de vivenciar e defender, junto de seus amigos e familiares, os princípios ambientais que aprende nas aulas, identificando e trazendo para a escola materiais recicláveis.

Além do aprendizado ambiental, há ainda o financeiro: a participação gera retorno de 20% do valor coletado pela a escola, em trabalho conjunto com uma Associação de Catadores de Material Reciclável, parceira do programa.

Nascido na prática em Crateús, no Ceará no ano de 2011, o LEVE surgiu de um longo caminho de iniciativas na área ambiental em parceria com o município desde 2002. (Clique aqui para saber mais sobre o histórico de iniciativas e políticas públicas em Crateús).

Além dos benefícios ambientais, o LEVE oferece emprego e renda para muitas famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, por meio da parceria entre Prefeitura de Crateús e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – RECICRATIÚ.

Reconhecido como referência e alternativa sustentável para parte dos problemas ambientais do Brasil, e também para outros municípios da região, o programa de coleta seletiva trouxe para Crateús o Prêmio Cidade Pró Catador 2013 do Governo Federal.

A iniciativa é sistematizada e pode ser implementada em qualquer cidade do Brasil. Veja abaixo o vídeo gerado em 2021 (após 10 anos da implementação original, também disponível em nosso canal):

Programas & Projetos