Coletânea inédita “Práticas de Educação Ambiental” do IBS
Alinhada as diretrizes da Nova Base Comum Curricular desenvolvida pelo MEC, que incentiva a adoção de práticas escolares aplicando o conhecimento científico para promover a sustentabilidade socioambiental, o Instituto Brasil Solidário lançou uma coleção inédita, com um passo a passo de atividades práticas de Educação Ambiental.
Desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto, baseada em anos de formações práticas exitosas em escolas públicas brasileiras, em conjunto com especialistas na área de educação ambiental, a coletânea reúne um valioso material que servirá às mais diversas realidades brasileiras no sentido de proporcionar um conhecimento contextualizado sobre as questões ambientais dentro do universo escolar e pedagógico.
KIT IMPRESSO, PARA FOMENTO EM REDE!
A coleção foi idealizada no formato de um kit impresso, feito 100% em papel reciclado proveniente de fontes renováveis certificadas, para ser distribuída principalmente em escolas públicas brasileiras, formado por 4 Cadernos temáticos, 18 Práticas de educação ambiental e 4 sequências didáticas.
O material está alinhado ao planejamento de aulas, associadas ao currículo escolar e a Nova Base Nacional Comum Curricular. Também pode ser um excelente instrumento para projetos do Governo Federal, como a proposta de educação integral “Novo Mais Educação”.
O que você encontra nesta coleção:
4 Cadernos Temáticos
Com contexto atual, traz fundamentos teóricos e dados para aprofundar o conhecimento dos educadores e interessados, proporcionando subsídios para a preparação de aulas baseadas nas atividades práticas. O material foi dividido em 4 cadernos, e embasam todas as práticas:
18 Práticas de Educação Ambiental
Materiais didáticos, em formato passo a passo, que possibilitam a experiência de diversas atividades, já testadas dentro de escolas em formato de oficinas ministradas pelo Instituto Brasil Solidário, embasadas nos cadernos temáticos e contextualizadas com o currículo escolar.
4 Sequências Didáticas
Ferramentas para apoiar os educadores e mediadores na organização e preparação de aulas, combinando a teoria com a prática.
Estes materiais respondem perguntas balizadoras e tem como finalidade guiar a elaboração de sequências didáticas a partir das 18 práticas desenvolvidas.
Para criar uma aula mais planejada, o educador pode utilizar a sequência: “Como elaborar uma sequência didática a partir das práticas de educação ambiental?”.
Ela auxilia o educador a desenvolver o próprio projeto, estimulando a pesquisa, o planejamento e o protagonismo da turma.
De forma a exemplificar, foram desenvolvidas 3 sequências didáticas (planos de aula) apresentadas na coleção, combinando os cadernos temáticos às práticas, para solucionar o desafio proposto com a turma, em contexto ligado a um ciclo de aprendizagens e vivências – CAV.
Veja mais no vídeo abaixo
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=E8rC-PREraE]