Sede de Vencer

Sede de VencerParceria entre a ONG Waves for Water, com consultoria do Instituto Brasil Solidário e financiamento da Baruel. O projeto consistiu, inicialmente, em levar filtros de água para regiões vulneráveis de cinco cidades brasileiras que sediaram os jogos do Brasil durante a Copa das Confederações (2012).

Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) receberam os sistemas de filtragem, além de conscientização do correto uso da água. Estima-se que 85 mil pessoas foram impactadas nesta ação.

Testados pelo IBS no projeto Vila Canudos, os filtros usados são portáteis, de fácil manuseio e eficazes, podendo fornecer água limpa para 100 pessoas por até 5 anos.  O sistema de filtragem remove coliformes fecais e 99,99% das bactérias responsáveis por doenças como cólera, botulismo, febre tifoide, disenteria, salmonela, entre outras.  Para utilizar, basta acoplar a mangueira do kit num balde e conectá-la ao filtro, que também serve como torneira.  Com uma seringa é possível fazer uma retrolavagem no sistema.

Outros programas e projetos