Educação Financeira

Projeto transversal e interdisciplinar de Educação Financeira com jogos de tabuleiro e cartas, que visam exercitar de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir!

Nós oferecemos, desde 2017, uma solução setorial eficaz, escalável e de baixíssimo custo para atacar um problema que somente no Brasil atinge a totalidade dos 27 milhões de alunos do ensino fundamental e traz mazelas econômicas de grande proporções com mais de 63 milhões negativados, segundo o Serasa (BR).

São dois jogos de educação financeira criados sob medida para educadores e alunos de escolas públicas (e também privadas) que transmitem, de forma transversal, conceitos de POUPAR e INVESTIR, pilares fundamentais para o raciocínio e comportamento financeiro.

O projeto também contempla uma formação de educadores (curso completo de Alfabetização Financeira – EaD e presencial).

Estratégia: Brasil e América Latina

O projeto chega em municípios de todo Brasil e países da América Latina, incluindo formação de educadores pela plataforma EaD do Instituto Brasil Solidário e oferta dos jogos a 100% da rede municipal, principalmente.

Com aplicação prática no contexto da sala de aula, alinhamento a BNCC e com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar por meio de planos de aula, os Jogos Piquenique e Bons Negócios, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador.

A intenção é utilizar os jogos como instrumento pedagógico em sala de aula, estimulando o interesse dos alunos em aplicar as práticas adquiridas nos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.

Além dos conceitos de poupar e investir, a dinâmica dos jogos traz reflexões sobre tomada de decisões, analise de riscos e oportunidades. Desenhados de forma interdisciplinar, os jogos abordam ainda educação ambiental – consumo consciente, nutrição saudável, cidadania, mobilidade urbana, economia doméstica, empreendedorismo e educação fiscal, entre outros.

Piquenique

Piquenique é um jogo de tabuleiro que traz o conceito do poupar e a reflexão sobre decisões de consumo, de forma interdisciplinar.

Bons Negócios

Bons Negócios é um jogo de cartas que instiga a negociação e exercita as habilidades de empreender e investir, também com debates em temas transversais.

Objetivos específicos

  • Estimular conceitos de planejamento financeiro, orçamentário e economia, dentro das escolas públicas e reflexos diretos nas famílias envolvidas;
  • Promover mudanças comportamentais no quesito a finanças pessoais, empreendedorismo e uso consciente do crédito;
  • Despertar reflexões em temas relacionados à cidadania e sustentabilidade;
  • Exercitar a lógica e a estratégia, visando atividades empreendedoras;
  • Aguçar o senso crítico, social e ético.

Conheça a iniciativa por completo em: www.vamosjogareaprender.com.br

Áreas temáticas