Minha História IBS: Ivanilde Souza e sua busca pelo protagonismo dos alunos

Outras notícias

NotíciasMinha História IBS: Ivanilde Souza e sua busca pelo protagonismo dos alunos

Ivanilde Souza é professora do município de Iraquara (BA). Isso significa que ela já conhece o IBS de longa data, tendo tido contato com vários projetos ao longo do tempo, começando pelo 30 Minutos pela Leitura e chegando, mais recentemente, aos jogos Piquenique e Bons Negócios.  

Entre o EaD e as formações presenciais oferecidas pelo Instituto, ela já cursou uma longa lista: Fotografia, Oficinas Criativas, Xilogravura, Introdução a Leitura, Educação Ambiental e Teatro de Bonecos. É dessa forma que ela entende que pode enriquecer seu repertório e levar mais conhecimento aos seus alunos. 

Como professora, me considero um agente transformador e multiplicador das ações inovadoras do instituto, pois tento repassá-lo para meus alunos e outros membros da equipe. Através dos cursos é possível levar para a sala de aula atividades dinâmicas que propõem a interação, a curiosidade e as descobertas, criando um espaço de convivência lúdica de aprendizagem, que desperta o interesse de todo o público envolvido”, diz ela. 

Já sua relação com a leitura e os livros vem desde criança. “Sou encantada pela leitura e me tornei uma professora entusiasmada pelo ato de ler. Procuro fazer com que meus alunos experimentem na leitura um prazer idêntico ao meu. Com os cursos do IBS me senti inspirada a realizar diversas atividades de leituras como piquenique literário, roda de conversas, leituras protocoladas, leitura por prazer e o projeto 30 Minutos pela Leitura.  Com essas ações, buscamos estimular o gosto pela leitura em toda a comunidade escolar”, explica. 

Ivanilde também destaca a importância de dar voz aos alunos, através de um ensino mais dinâmico e dialógico, o que torna o trabalho do IBS de grande importância nas escolas. “É importante que tenhamos um ensino voltado para o protagonismo dos estudantes, que ofereça a oportunidade de refletir e dialogar sobre as expectativas com relação ao futuro e lidar com os desafios da vida”, finaliza. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares