IBS Pedagógico – Leitura e arte em duas propostas criativas

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A professora Rosilene Alvez Simões, de Imperatriz (MA), já está levando novas propostas sugeridas no Curso EaD de Introdução à Arte para seus alunos da Escola Municipal Paulo Freire! 

As atividades de letra capitular e caligrafia são transdisciplinares, podendo abarcar conteúdos de Arte, História, Geografia e Língua Portuguesa – ortografia, semântica, literatura e produção textual. 

Propostas com Letra Capitular 

A letra capitular é a letra inicial de um texto ou capítulo. Ela é maior do que o restante do texto e, por estar em destaque, pode receber adornos criativos sem prejudicar sua leitura. Sua ornamentação pode ter um caráter narrativo e, por isso, tende a ser uma atividade de interpretação de texto quando solicitado aos alunos que produzam uma letra capitular que represente a leitura realizada. Também pode ser uma atividade de pesquisa e escolha literária, na qual o educando é solicitado a pesquisar um texto que lhe agrade para copiar a mão e criar sua própria letra capitular para ornamentar sua escolha. Uma atividade de criação textual também pode vir acompanhada de uma solicitação de letra capitular artística. 

Atividade de monge 

Apesar de terem surgido na Antiguidade Tardia, ainda no Império Romano, as letras capitulares se popularizaram a partir do século VII, no início da Idade Média. A partir desse período, seu uso se intensificou. Monges cristãos de diversas ordens eclesiásticas, em geral as únicas pessoas alfabetizadas no mundo ocidental naquela época, copiavam obras literárias a mão – não havia outra tecnologia para isso até então – e ornamentavam os textos copiados com letras capitulares bastante criativas. 

Uma atividade de letra capitular pode incluir estudos sobre a Idade Média e indicação geográfica de onde esse tipo de arte ocorria. Além disso, pode-se pesquisar se ainda há publicações que se utilizem da letra capitular para deixar o texto mais atraente. 

 

Propostas com Caligrafia 

A caligrafia, como o próprio nome revela, é uma escrita bela e harmoniosa que também pode receber adornos artísticos. A caligrafia é considerada uma arte em culturas como a chinesa, a japonesa e a islâmica. Nessa atividade, trabalha-se com a palavra, o que implica em aprendizados sobre significados e ortografia. Os educandos podem ser solicitados a escolher palavras e, de acordo com a palavra escolhida, imaginar um novo jeito de escrevê-la, criando letras inéditas e adornadas. A caligrafia pode evoluir para o Projeto Emplaque o Bem, descrito no quadro ao lado! 

 

Transdisciplinaridades 

As duas propostas também podem ser inseridas num contexto histórico-geográfico, já que são recursos textuais históricos, como visto acima, e utilizados até hoje por muitas civilizações. A contextualização amplia ainda mais as aprendizagens, revelando aspectos de outras culturas! 

Recursos 

A aplicação dessas atividades requer do professor breves pesquisas históricas, escolha de temas ou de gêneros textuais e um tempo para bate-papo e pesquisa com os alunos. Dependendo da faixa etária, pode requerer uma ou duas aulas. Os recursos materiais são simples como lápis grafite, lápis de cor ou hidrocores e folhas de papel. Eventualmente, cola e revistas velhas para criar com recorte e colagem. Animou a fazer? Se fizer com seus alunos, envie os resultados para nós, vamos amar ver!  

 

Conheça o Projeto Emplaque o Bem 

 

O Projeto Emplaque o Bem nasceu na cidade do Rio de Janeiro pelas mãos da artista Helen Cristiani Werneck, que transformou um problema em solução sustentável, cidadã e artística! Ao desmembrar um objeto grande feito com placas de madeira, Helen pensou em reaproveitar cada plaquinha com o objetivo de preservar o meio ambiente. 

Então, veio a ideia de pintar nas placas, de forma criativa, palavras que transmitissem valores cidadãos e mensagens de respeito e bem-estar. 

Você pode conhecer mais sobre esse projeto clicando aqui! 

 

 

 

 

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Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

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