Caravana IBS leva Arte e Cultura para quatro municípios de Tocantins

Outras notícias

NotíciasCaravana IBS leva Arte e Cultura para quatro municípios de Tocantins

O Plano Bienal Brasil Solidário chegou ao Tocantins. Foram oito dias de estrada levando muita arte, cultura, educação e leitura para Porto Nacional, Ponte Alta, Novo Acordo e Mateiros, municípios situados no interior do estado. Entre os dias 15 e 23 de maio, a caravana IBS percorreu a rota do capim dourado, numa jornada intensa de oficinas práticas, com uma programação de dois dias em cada município. 

Trabalhando com o tema “Água”, a proposta levou desde oficinas de Artes Cênicas, Desenho e Pintura, Fotografia, Música e Oficinas Criativas com corte e costura, tendo a participação de familiares dos alunos. Houve também uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca. Cada escola que sediou das atividades, recebeu e doação de um acervo de 500 livros, além de 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades de Educomunicação. 

Com um longo histórico de ações sociais em escolas públicas do Tocantins, para este ano, o IBS teve a oportunidade de expandir as atividades na região a partir da parceria com a Bayer, ampliando as propostas de valorização da arte e cultura dentro e fora do ambiente escolar. “Tocantins faz parte da trajetória IBS desde 2001, sendo uma das primeiras regiões a receberem nossas ações sociais, e seguiu fazendo história nos projetos promovidos junto com o Rally dos Sertões. Então é muito gratificante retornar com novas oportunidades, levando mais uma jornada de atividades práticas interdisciplinares, com materiais de fácil acesso na escola e comunidade”, ressaltou Luis Salvatore, Diretor do IBS. 

As ações viabilizaram uma troca riquíssima de aprendizado com alunos e professores, que se tornaram protagonistas do processo de transformação na escola. Para a estudante Taylane Ribeiro da Silva, da Escola Municipal Ercina Monteiro, em Porto Nacional, as oficinas revelaram habilidades, que ela quer levar para além da sala de aula. “Adorei a oficina. Foi uma ótima oportunidade para aprendermos mais sobre cultura. Descobri um talento que nem imaginava que tinha, que é desenhar e pintar. Foi muito legal expressar os meus sentimentos através dessa arte tão linda’’, afirmou a jovem. 

Para Joana dos Reis, Secretária de Educação de Porto Nacional, a proposta chega somando ao currículo escolar do município. “A escola é um espaço aberto onde conseguimos reunir vários talentos, e quando encontramos parcerias como essa, contribui muito para a educação de qualidade. Educação não se faz apenas dentro dessas quatro paredes, precisa dessas parcerias para fortalecer a formação do cidadão”, destacou a secretária. 

Os corredores movimentados, os espaços literários renovados, os clicks das câmeras fotográficas, as cores e formas tomando conta do espaço escolar e o ressoar das notas musicais e danças vindo da sala de aula, deixaram a certeza de que a educação através da arte e cultura podem transformar o futuro dos jovens e fortalece o cotidiano da comunidade escolar, promovendo conhecimento e aperfeiçoamento técnico e teórico de forma lúdica e divertida. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares