Projeto Jogos de Educação Financeira para escolas públicas abre vagas para novos municípios em 2022

Outras notícias

NotíciasReleasesProjeto Jogos de Educação Financeira para escolas públicas abre vagas para novos...

“A proposta, que leva formação gratuita junto a um material pedagógico lúdico e criativo no ensino da educação financeira, já alcançou 184 municípios brasileiros e abre adesão para as cidades interessadas em receber o projeto em 2022”

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio!

A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, conta com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas na Colômbia e no Chile, com versões em português e espanhol. Este ano, a iniciativa avança para uma nova etapa de expansão, com foco em chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022. Os municípios interessados, podem entrar em contato através do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde está sendo disponibilizado o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN).

Ao todo, mais 700 mil alunos já são beneficiados pelo programa no Brasil e mais de 10 mil alunos na experiência chilena. Diante dos desafios encontrados durante o período da pandemia, o projeto, buscou inovar e se reinventar, adaptando o Jogo Piquenique para uma plataforma Online, em formato de “game”, que já está disponível na versão em português e espanhol.

A iniciativa, que acontece desde 2017, vem fomentado um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, que introduzem além dos conceitos de educação financeira possibilita outras questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

 

Expansão no Brasil

A iniciativa já foi fomentada em escolas das regiões do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Rio de Janeiro.

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br 

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, todo o material pedagógico foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF.

 

Casos de sucesso: para além dos muros da Escola!

No sertão da Paraíba, a estudante Maria Clara, de 11 anos, se descobriu uma empreendedora sustentável, cheia de novas oportunidades, a partir do projeto de educação financeira em sua escola!

Vídeo: https://youtu.be/68VIIwo3JCw

A ideia vista dentro de uma brincadeira pedagógica em sala de aula, logo no primeiro contato, já despertou para conceitos antes não percebidos, e aproximou a estudante de outras iniciativas na escola com foco no empreendedorismo e no planejamento financeiro em casa. Observando o trabalho do pai que é artesão, ela encontrou uma forma de reaproveitar as sobras de couro que seriam descartadas, em material de venda, com pulseiras cheia de estilo e capricho feitas à mão.

A parceria do Instituto na cidade acontece desde 2009, sendo que os jogos chegaram em 2019.

 

Aliança pela Educação Financeira

Cientes da importante missão agregada ao projeto, em formar gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade, a aliança formada por empresas que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina conta com nomes como Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, entre outros, além de pessoas físicas.

“O projeto de Educação Financeira com uso de jogos desenvolvidos pelo IBS está alinhado ao pilar de Inclusão Financeira da Citi Foundation. A proposta beneficia em escala estudantes e professores da rede pública de ensino em diversos municípios brasileiros e na América Latina. Esta iniciativa, além do forte impacto social, fomenta o desenvolvimento da sociedade por meio da educação e da inovação. E a mudança de atitude vem como uma consequência muito positiva disso tudo.” – Marcelo Marangon – CCO do Citi Brasil.

A iniciativa já recebeu reconhecimento como finalista no prêmio UBS Visionaris, do Banco UBS, da Suíça, em 2020.

“A ideia de reunir players globais do mundo das finanças para formar a Aliança liderada pelo Instituto Brasil Solidário representa um feito inédito e muito importante para o sucesso de longo prazo dos jogos. É uma solução que, a partir do Brasil, poderá ajudar crianças e jovens de diversos países a compreenderem conceitos muito importantes e transformadores para a boa gestão de suas vidas financeiras e de suas famílias. Esse é um projeto de resultados comprovados e de baixíssimo custo, e queremos convidar outras instituições financeiras a também participarem”, diz Eduardo Alcalay – Presidente do Bank of America no Brasil.

 

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares