Projeto Jogos de Educação Financeira conquista escolas em Santiago, no Chile e avança proposta para expansão em outros países da América Latina

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“O projeto social com os jogos educativos Piquenique e Bons Negócios, iniciado em escolas públicas no interior do Ceará, ganhou uma versão em espanhol e já atende mais de 5 mil alunos em Santiago, no Chile”

Um novo sotaque para um material produzido no Brasil, com grandes resultados de aprendizado dentro de temas transversais, e transformação social através do ensino da matemática do dia a dia. Apontando uma proposta inovadora de trabalhar a educação financeira de forma lúdica, inclusiva e criativa, utilizando os jogos educativos “Piquenique” e “Bons Negócios”, o Projeto Jogos de Educação Financeira, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, tem permitido um intercâmbio de conhecimento com nosso país vizinho, o Chile, que desde maio deste ano, vem desenvolvendo atividades com o material pedagógico do projeto, já alcançando cerca de 5 mil alunos de escolas públicas na região.

Para as ações no Chile, o material foi adaptado para o espanhol, e personalizado de acordo com a cultura e especificações locais, como frutas típicas da região, para o jogo “Piquenique” e mudanças nos termos de mercado e economia para as cartas desafio dos jogos “Bons Negócios”.

O novo formato para a língua espanhola, abre um leque de oportunidades para um estudo de ampliação do projeto em outros países da América Latina, iniciado ainda em 2018 durante uma semana em campo com visitantes do país à sede do Instituto no Ceará.

Na ocasião, foi apresentado todo o trabalho pedagógico e o treinamento promovido com os educadores que receberam o material do projeto, direcionando as muitas possibilidades que poderiam ser replicadas seguindo o mesmo modelo e desempenho de atuação no Brasil e implementado pelo Instituto Brasil Solidário.

No Brasil, a proposta também representou grandes saltos de atuação, avançando este ano, para uma importante etapa de expansão nacional, com o objetivo de percorrer 28 municípios, tendo como meta alcançar 160 mil alunos até o final de 2019.

 

Visita às escolas no Chile

Entre os dias 12 e 16 de agosto, Luis Salvatore e Danielle Haydée, que coordenam o Projeto Jogos de Educação Financeira no Brasil, estarão em Santiago, no Chile, numa programação intensa de visita as escolas que já implementaram o material com os jogos educativos. A ideia é acompanhar o trabalho realizado pelos educadores da região ao lado da Junior Achievement Chile (JA Chile), e permitir um diálogo sobre as vivências e boas práticas fomentadas a partir do projeto, já alinhando as oportunidades de adaptação para outras regiões da América Latina.

 

Expansão 2019

Após a execução de um projeto piloto realizado no Estado do Ceará (nos anos de 2017 e 2018), nas cidades de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, que impactou 20 mil alunos e resultou em 77% das escolas trabalhadas apresentando melhores práticas de indicadores em conhecimento de educação financeira, o projeto, este ano, avança para uma nova etapa de expansão, envolvendo a distribuição de mais de 14 mil jogos em 28 municípios do Brasil.

Somente no primeiro semestre deste ano, o projeto já foi fomentado em escolas das regiões da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo e, dentro do território cearense, as ações ganharam adesão em escolas de 11 municípios, são elas: Sobral, Eusébio, Crateús, Tamboril, Ubajara, Tianguá, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara além, das três cidades que participaram do projeto piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel.

Na fase de expansão, além do trabalho em rede com outras instituições parceiras do IBS, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

 

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

Além da educação financeira, os jogos contribuem com o letramento e abordam temas transversais, como educação ambiental, nutrição, mobilidade urbana, cidadania e educação fiscal.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

 

 

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Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

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