Projeto de Cidadania e Educação Política por meio de charges é tema de palestra com alunos da escola pública

Outras notícias

NotíciasProjeto de Cidadania e Educação Política por meio de charges é tema...

O cartunista e escritor de dois livros de charges políticas, Diogo Salles, estará no Ceará ministrando uma palestra e dinâmica sobre “Política e Cidadania na Escola”.

Autor do livro “Trágico e Cômico – os protestos em charges”, o ilustrador e cartunista, Diogo Salles, estará nas terras cearenses nos próximos dias 26 e 27 de junho, a convite do Instituto Brasil Solidário, para ministrar uma palestra e dinâmica sobre Política e Cidadania na escola. O cartunista, que assinou por cinco anos tirinhas e charges diárias no extinto Jornal da Tarde e, atualmente mantém uma coluna no portal ESPN FC, estará realizando a formação, durante os dois dias, na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE, que recebe as ações do PDE – Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil Solidário. A palestra será gratuita e pretende ser uma porta aberta ao diálogo com os professores e alunos da rede de ensino de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, sobre o exercício da Cidadania e o pensamento crítico sobre a atual conjuntura política do país, fazendo uso da linguagem gráfica.

Segundo Diogo Salles, foi numa palestra realizada ano passado, na Bienal do Livro em São Paulo, que ele percebeu a importância de expandir esse diálogo e provocar uma maior interação dentro das escolas sobre essa temática, quando abordado por vários estudantes que mostravam total interesse em expor seus pensamentos e entender sobre o nosso papel e o que se passa na política do país. “Na Bienal do Livro, em São Paulo, percebi o interesse dos jovens em falar mais sobre política e cidadania, eles tentam ter voz à partir das redes sociais, mas precisam entender alguns princípios fundamentais, que na minha palestra e atividade, coloco como os “7 pilares da Cidadania”, que mostram conceitos importantes para o pensamento crítico sobre política”, ressalta o escritor.

Com uma linguagem acessível, leve e com traços do irônico sempre presente nas charges, a palestra utilizará como suporte o humor gráfico abordando temas transversais em Língua Portuguesa, Artes, Literatura, Jornalismo, Filosofia, Sociologia e Ciências Políticas aplicadas no dia a dia. A proposta não possui qualquer vinculação ideológica ou partidária: os temas abordados são de interesse público, estimulando o pluralismo de ideias e o protagonismo dos jovens no diálogo. Com isso, as escolas podem promover outras atividades relacionadas, com a participação de todas as turmas. Vale-se lembrar que a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, aonde acontecerão as atividades, está recebendo outras ferramentas que estimulam o protagonismo e pensamento crítico dos jovens, como projeto de rádio e jornal escolar.

Para o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, empreendedor cívico da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, a formação ética e social também está presente entre a construção de saberes dos estudantes dentro do ambiente escolar, por isso, é muito importante trazer discussões que mantenham os jovens conscientes de seus direitos e deveres e que queiram sempre saber mais sobre o que acontece e influencia na sua comunidade ou em todo o país. “A formação faz parte das ações que prevemos no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do IBS, e o Diogo é um parceiro de longa data do Instituto, por isso, pensamos no quanto seria interessante para os jovens, ter um momento de expor suas ideias e falar sobre cidadania, com base numa linguagem mais leve e dinâmica com a realidade dos alunos e da atual conjuntura do país”, explica, Salvatore.

Constituída em maio de 2012, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS objetiva contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições republicanas mediante o apoio à formação de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável.

Ações como essas buscam colaborar também com a filosofia da RAPS, com a construção de uma sociedade mais justa, próspera, solidária, democrática e sustentável alinhadas aos valores e princípios da ética e da sustentabilidade. “Estimulamos nas escolas o diálogo e a formação de novas lideranças políticas comprometidas com esta agenda dentro de suas cidades”, complementa Salvatore.

Dividido em três módulos, a formação terá momentos de rodas de conversa e debates, além de apresentações que tratam dos conceitos básicos sobre política, as regras do bom jornalismo, o trabalho de um chargista, cases de charges que tiveram grande repercussão e notícias que foram descontextualizadas nas redes sociais. “A ideia é despertar na turma a vontade de ser um agente transformador, e não meros consumidores, apenas expectadores. Além do impacto no processo pedagógico, o programa traz um contexto profissional e atualizado acerca dos diversos meios de comunicação, que podem ser usados para inserção dos jovens no debate público, no mercado de trabalho e em atividades empreendedoras”, enfatiza, Diogo Salles.

 

Sobre Diogo Salles

Diogo Salles é formado em Publicidade pela FAAP (SP), atua como cartunista, ilustrador, designer e escritor. Publicou dois livros de charges políticas, foi chargista do Jornal da Tarde, colunista do Digestivo Cultural e colaborou com o Caderno2 (Estadão). Atualmente mantém uma coluna no portal ESPN FC e trabalha em projetos educacionais e de cidadania junto ao Instituto Brasil Solidário.

 

Brasil Solidário no Ceará

Essa nova atividade e proposta faz parte da continuidade do plano de ações e do método de ensino promovido pelo IBS para além da sala de aula, provocando temáticas chave como Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola. Essas são as principais vertentes trabalhadas no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE do Instituto Brasil Solidário – IBS. Com o slogan “Juntos Construímos”, o Instituto traz entre suas ações a proposta de promover transformação social e sustentável por meio da educação.

As ações do Instituto no Ceará e no Nordeste, no ano de 2017, contam com financiamento de: Instituto Samuel Klein, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

 

SERVIÇO

Palestra Cidadania da Escola

Data: 26 e 27 de junho

Horário: 8 as 12 hrs e 14 as 17 hrs

Local: Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz.

(Rua: Jose Bessa, 561 – Centro – Beberibe – CE)

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares