Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
01/04/2013

Programa Amigos do Planeta na Escola capacitará 60 merendeiras na cidade Alto Paraíso (GO)

Projeto “Cozinha Brasil”, em parceria com o Sesi, pretende ajudar a população a adquirir hábitos alimentares saudáveis e a utilização dos alimentos de forma integral

Atendimentos odontológicos gratuitos também fazem parte do programa social

Atendimentos odontológicos gratuitos também fazem parte do programa social

A capacitação de 60 merendeiras na cidade de Alto Paraíso (GO) será o primeiro passo do Instituto Brasil Solidário na viagem de fechamento do programa “Amigos do Planeta Escola”, ao lado da Casas Bahia. Com o nome de “Cozinha Brasil”, o projeto, em parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria/GO, pretende melhorar a qualidade de vida da população local, por meio da utilização dos alimentos de forma integral com baixo custo e alto valor nutricional.

O programa “Amigos do Planeta Escola” leva atividades referentes a Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente, num projeto de dois anos de duração. A parada da caravana do Instituto Brasil Solidário na cidade de Alto Paraíso entre os dias 11 a 14 de abril marcarão a viagem de encerramento deste biênio, que envolveu também as cidades de Irecê e Palmeiras, ambas na Bahia, além de Tamboril no Ceará, Barreirinhas, no Maranhão e Quatipuru, no Pará.

Durante os últimos 20 meses as cidades têm recebido apoio direto material e de formação para que ocorra uma verdadeira transformação municipal pelo acesso a uma educação de qualidade, com programas que envolvem escolas e prefeituras, com medidas transformadas em lei municipal, as chamadas influências em políticas públicas.

O “Cozinha Brasil” também promove o acesso da população a alimentação, o uso racional dos alimentos e o acesso a alimentação saudável em todo o ciclo da vida. O curso ministrado por uma nutricionista e uma auxiliar de cozinha conta com todos os utensílios necessários para o desenvolvimento do projeto em uma unidade móvel que será montada dentro da escola base de trabalhos do Instituto naquela cidade. Os participantes do curso receberão um livro de receitas e um certificado do curso de educação alimentar.

Outras ações de saúde fazem parte dos trabalhos na etapa, como atendimentos odontológicos, próteses dentárias e palestras de prevenção em saúde, abordando temas como sexualidade e prevenção ao uso de drogas com um dinâmico bate-papo entre a equipe e os adolescentes.

Sobre o Amigos do Planeta na Escola
Em quatro anos, o Amigos do Planeta na Escola atendeu 18 municípios, entre eles, as cidades com o mais baixos IDH do Brasil. Os resultados dos dois biênios comprovam a grandeza do projeto: 12 Estados; 256 escolas apoiadas (direta ou indiretamente); mais de 240 mil livros doados e construção de 120 bibliotecas. Na área da saúde, foram mais de 5,5 mil atendimentos (entre clínica geral, ginecologia, oftalmologia e odontologia), além da construção de escovódromos e um público total beneficiado projetado em mais de 1,2 milhão de pessoas.

A ideia do projeto é atuar em várias vertentes de educação, desde a implantação de bibliotecas e atividades de educação até a plantação de árvores, coleta seletiva e reciclagem de lixo, passando por palestras e atendimentos voltados à saúde bucal.

Sobre o Instituto Brasil Solidário 
O Intstituto Brasil Solidário (IBS) foi criado em 2000, pelos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore. Desde então, vem ajudando comunidades carentes dos lugares mais remotos do Brasil.

Nos últimos doze anos, estima-se que o IBS beneficiou cerca de 3.939.889 pessoas com a realização de 51 expedições, 76 visitas operacionais, capacitação de 11.295 professores, doação de mais de 743. 207 livros, 127.222 kits escolares, entre outros. Suas ações atenderam diretamente, 488 escolas em 149 municípios.

O IBS é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

Mantenedor: Amigos do Planeta na Escola– Casas Bahia

Co-patrocínio: Palmeirinha
Ação Social

Apoio/doações:
Casas Bahia, Olsen, Cristófoli,  Colgate, Condor, Artfix, Instancolor,
Cine Sertões, Fundação Itaú Social, Fundação DPaschoal, Editora DCL, Fundação
Volkswagen, Editora Abril, Editora Melhoramentos, Credeal,  Mundo Mirim e
Embalagens Jaguaré.

Apoio logístico: Collection
Motors, Tegma Logística e Mitsubishi Motors.

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 / (11) 9 8336.3391
E-mail: 
ana.vieira@brasilsolidario.org.br
www.brasilsolidario.org.br

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.