Oficinas Práticas promovidas pelo Instituto Brasil Solidário movimentam ações de sustentabilidade em Jericoacoara/CE unindo arte, cultura e incentivo à leitura

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1 Dia de Oficinas Práticas PDE_4

Após um primeiro dia de apresentações e informações aliadas a preparação da Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação,  para as oficinas que compõe o Programa de Desenvolvimento da Educação( PDE), o Instituto Brasil Solidário abriu sua programação nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, com 12 oficinas ativas além do suporte de atendimento odontológico. As ações acontecem simultaneamente na escola e no pólo de Jericoacoara.

 

Como funciona

A chegada à escola é sempre uma experiência única. Se no dia anterior haviam apenas adultos e profissionais da área, agora a conexão com crianças e adolescentes é sempre muito aguardada. O dia começa bem cedo, com o diretor da escola recebendo o time IBS e o apresentando aos alunos, todos do ensino fundamental I e II.

Apresentações realizadas, começam as oficinas. Nelas, crianças e adultos aprenderão de forma conjunta. As escolhas foram feitas de modo pessoal e por afinidade de interesses.  Como em um dia de aula comum, cada sala receberá uma oficina específica e toda a ação acontece simultaneamente. Neste PDE em especial, por ser a escola pequena e por uma necessidade de espaço mais amplo, as oficinas precisaram se dividir em dois espaços: escola e pólo.

 

Segundo dia de PDE, primeiro de oficinas

Nesta quarta, começaram as descobertas. Isso acontece porque o PDE chega propondo experiências muito diferentes, que proporcionam ao ambiente da escola novos ares, pois os alunos são estimulados a compreenderem novos assuntos a partir de novas perspectivas, mesmo com todas elas conectadas a Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) na qual estão inseridos.  Os educadores também são participantes desse processo, e tem nele a oportunidade de aprender de um outro ponto de vista ao mesmo tempo que observam como os alunos reagem a todos estes estímulos.

 

Oficinas

Por serem muitas oficinas, vamos ao longo de 3 dias destacar 4 em cada Report Day.

 

Educação Ambiental

A Política Nacional de Educação Ambiental está instituída desde 1999 e Meio Ambiente é um dos temas transversais que compõem os antigos Parâmetros Curriculares Nacionais. Porém, a sistematização do ensino de Educação Ambiental nas escolas esbarra na pouca formação oferecida aos professores. O IBS promove uma formação prática, envolvente e instigante nessa área, com diversos ganhos pedagógicos e comunitários.

Com soluções simples, práticas e de baixo custo, é possível introduzir Educação Ambiental no cotidiano escolar de forma natural. Os conceitos
de sustentabilidade são incorporados à vida, na convivência diária da comunidade escolar, seja com lembretes espalhados pelo espaço, seja com mobiliários sustentáveis a vista, seja com ideias aplicadas cotidianamente tais como a separação dos recicláveis, a recusa ao desperdício de alimentos,

a compostagem do lixo orgânico, a economia da água e energia.

 

Neste 1º dia de oficina, pela manhã, foram apresentados os conceitos de sustentabilidade através de uma palestra de educação ambiental geral, seguida por uma explanação sobre resíduos sólidos para um melhor entendimento do LEVE( Local de Entrega Voluntária Escolar), o programa do IBS que transforma a escola em um ponto de coleta de resíduos sólidos. A tarde, a turma visitou a cooperativa de catadores para conhecer melhor o trabalho realizado e estabelecer uma parceria para que eles possam coletar o material que a escola receberá. Os alunos passam a ser agentes ambientalistas, e assumem a responsabilidade de estimular seus famílias e entorno a levarem seus resíduos a escola. Como parte do aprendizado de hoje, eles se dividiram nesta tarde em duas equipes que saíram pelas ruas de Jeri fazendo coletas e compartilhando o que aprenderam pela manhã.

Ao decorrer dos próximos dias muito ainda será trabalho, como por exemplo o forno solar e as lâmpadas solares – tudo a custo muito baixo e acessível a qualquer faixa de renda.

 

Horta e Reciclagem

A observação da natureza e sua manipulação, por si só, desencadeiam a aprendizagem de novos saberes. Com essa formação, o IBS sugere essa aprendizagem na prática ao montar na escola uma horta, um viveiro e uma composteira. Ter espaços verdes e produtivos na escola representa uma fonte de conhecimento e prazer. Os alimentos plantados na horta podem enriquecer a merenda escolar, trazendo não apenas a rica experiência de ter plantado o próprio alimento mas também a conscientização sobre alimentação saudável. O plantio de árvores também pode suscitar discussões muito atuais sobre clima e meio ambiente, trazendo aprendizados valiosos sobre o crescimento das plantas e a compostagem de matéria orgânica, que adubará a terra da horta e do viveiro. Em matéria de Ciências, História e Geografia, uma ampla gama de assuntos se abre com a instalação desses espaços na escola, além da clara conexão com ecologia e preservação do meio ambiente.

Nesta oficina em especial há um predomínio de alunos do 3º, 4º e 5º ano. Muito ávidos, eles imergem rapidamente na temática e durante todo o processo teoria e prática andam de mão dadas. Nesta quarta, além de conhecerem mais sobre sementes,  aprenderam também sobre reuso de água( através da água que vem do ar condicionado das salas de aula) com foco na irrigação de áreas da escola. Também aprenderam sobre espiral de ervas, entenderam sobre plantas e suas características, bem como já começaram a trabalhar nos pallets para a horta suspensa e também na composteira. Nos próximos dias muitas outras atividades estão previstas, dentre elas: que insumos são mais interessantes para consumos, como produzir adubos, valorizar e conhecer plantas medicinais, plantas de tempero, além de entenderem como cuidar melhor dos canteiros de sua escola. Informações fundamentais para os princípios básicos do cultivo orgânico, além do exercício sustentável incorporado ao cotidiano escolar.

 

Mediação de Leitura

Para uma ação efetiva de incentivo à leitura, é necessário promover o encontro entre o leitor e o livro. A oficina de Mediação de Leitura capacitará
os participantes a desenvolverem estratégias de promoção da leitura literária. Neste PDE, nossos instrutores vão instrumentalizar professores, coordenadores, gestores, alunos e agentes comunitários que tenham afinidade com livros e leitura literária. Todos participarão de dinâmicas diferenciadas,  que também colocarão à disposição da escola uma série de projetos já testados e aplicados com sucesso em outras escolas parceiras do PDE.

É importante ressaltar que a Mediação de Leitura é diferente do ensino de leitura: embora ambos visem à formação e o letramento do leitor, a mediação tem por finalidade promover a aproximação do leitor aos textos literários para sua fruição e prazer, sem necessariamente ter um objetivo didático. A aprendizagem se dá de forma natural, a partir do envolvimento dos alunos com as histórias.

Essa turma também será capacitada à colocar em prática o programa “30 minutos pela leitura”, criado com o propósito inserir a leitura como parte da rotina da escola. Além dele, serão destacados dentre os participantes os Anjos da leitura, que levarão o hábito de ler para além dos muros escolares. Todas as escolas que recebem um PDE também são convidadas a participar do São João Literário, evento anual do IBS que tem como propósito continuar a estimular a leitura nas escolas.

 

Pintura e Desenho

A oficina de pintura e desenho está integrada a montagem de espaços sustentáveis, apresentando recursos e materiais que são facilmente replicáveis em qualquer espaço público municipal, sendo uma alternativa de baixo custo, constituindo-se como uma forma criativa e inteligente de integrar conceitos artísticos aos de sustentabilidade. Nessa oficina, será produzido parte do mobiliário para a nova biblioteca.

Ao apresentar diferentes formas de reutilizar materiais que normalmente acabariam indo para o lixo comum, trabalha-se o desenho e a pintura junto ao conceito de sustentabilidade. Ao mesmo tempo que se oportuniza a aprendizagem e o melhoramento do espaço escolar de maneira economicamente viável, torna-se uma reflexão prática sobre o descarte e a utilidade dos materiais. A ambientação sustentável na escola fará parte do patrimônio coletivo, fortalecendo o sentimento de cuidado e preservação. Os modelos construídos na oficina serão exemplos de economia e reaproveitamento para toda a comunidade, constituindo referências e estimulando a produção de novas peças, o que impactará positivamente tanto o meio ambiente quanto a economia local.

Neste 1º dia de oficinas, os participantes atuaram na criação de novas peças utilitárias e decorativas com os materiais disponíveis, ressaltando o baixo custo das intervenções.

O Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, tem como tema escolhido a água e o abordará através de oficinas de Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de uma formação em Turismo Sustentável, que será aberta para participação dos Guias da região.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Cagece/Governo do Estado do Ceará, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

A ação em Jijoca de Jericoacoara, está sendo viabilizada com ajuda e apoio de vários parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Setma – Secretaria Municipal de Turismo, Seduc – Secretaria Municipal de Educação, Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, entre outros.

 

SERVIÇO

 

  • Oficinas Práticas – de 11 a 13/09;

Horário: 08 às 17h – Local: EMEF Nossa Senhora da Consolação

 

  • Evento de Encerramento – Dia 14/09;

Horário: 19h – Local: Praça de Jericoacoara

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Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

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