Seminário em Jericoacoara/CE abre semana de Oficinas Práticas gratuitas de arte, cultura e incentivo à leitura promovida pelo Instituto Brasil Solidário

Outras notícias

NotíciasSeminário em Jericoacoara/CE abre semana de Oficinas Práticas gratuitas de arte, cultura...

WhatsApp Image 2019-09-11 at 09.47.21

O Instituto Brasil Solidário começou nesta terça-feira, dia 10 de setembro, o seu Programa de Desenvolvimento da Educação em Jericoacoara, litoral leste do Ceará. Com uma programação que envolve um seminário e 12 oficinas práticas, além de suporte de atendimento odontológico, o time do IBS abriu sua programação com casa cheia. Professores, educadores e coordenadores pedagógicos que compõe a rede local e de mais outras nove escolas de municípios próximos, também estiveram presentes. Juntos, eles receberam as primeiras informações sobre as propostas e oportunidades que o PDE ofertará a todos nos próximos 3 dias.

O Diretor Presidente do IBS, Luis Salvatore, abriu a programação contando um pouco da história da instituição, compartilhou experiências e resultados conquistados ao longo de 20 anos de trabalho que inspiraram e encheram os presentes de expectativas para as próximas etapas a serem vivenciadas. Salvatore destacou que os projetos desenvolvidos pelo IBS trabalham com temáticas transversais que conversam com o currículo escolar e permitem dinamizar o ensino, com atividades práticas e lúdicas, envolvendo desde o corpo docente até a gestão pública. Este modelo intersetorial busca o protagonismo da sociedade civil e a transformação das comunidades beneficiadas.

O PDE propõe a formação integral do cidadão visando não apenas seu desenvolvimento cognitivo como também suas habilidades socioemocionais, facilitando seu acesso à participação comunitária. Para isso, dispõe de instrumentos pedagógicos que favorecem uma aprendizagem que aposta na valorização de pessoas e conhecimentos prévios, que os conduz à construção de novos saberes.

Para Jericoacora há um olhar ainda mais especial quanto a sustentabilidade e as práticas de educação ambiental. Ao findar o seminário nesta terça e passar a palavra ao publico, pode-se ouvir dos presentes a expectativa por mais informações, ações e ferramentas que possam gerar uma nova percepção de cuidado e mudança de postura dos moradores da vila. Atento a essa demanda, o IBS atuará inserindo práticas de sustentabilidade em todas as oficinas deste PDE, apresentando respostas, caminhos e ações aplicáveis a realidade da comunidade.

 

2º turno

A base do PDE de Jericoacorara é a Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, que atende alunos do ensino fundamental I e II. Após concluir o Seminário de abertura, o time do IBS dedicou-se a preparar a escola para receber as 12 oficinas que foram especialmente selecionadas para o público da região. As oficinas são escolhidas a partir de uma vista técnica que tem como propósito entender as necessidades da comunidade, as carências das escolas que serão alcançadas, e que tema e ações serão melhor absorvidas por este público específico. A metodologia das oficinas foi desenhada com base no tripé “espaço, gestão e projetos”, de forma que as estruturas físicas e materiais sejam adequadas à formação, possibilitando e ofertando por meio de projetos, metas de curto, médio e longo prazo.

As áreas temáticas compõem um encaxe de projetos dinâmicos, atualizados e lúdicos que podem ser mesclados de diferentes formas com os componentes curriculares através de temas e formas que tornam a aprendizagem mais prazerosa, contextualizada e, portanto, mais significativa e efetiva. Com a implementação do PDE, espera-se que a comunidade escolar e outros agentes comunitários dêem continuidade às ações, multiplicando as propostas e ampliando o alcance das frentes de trabalho.

 

Oficinas

Nesta quarta-feira começam as atividades práticas. São oficinas abertas a educadores de todas as escolas da rede pública de ensino do município e região. Com elas, o Instituto Brasil Solidário, abordará como tema principal a água e a nossa relação com ela. Para tanto, serão oferecidas as seguintes oficinas:  Xilogravura e Estamparia, Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Música, Teatro de Bonecos, Mediação de Leitura, Produção Audiovisual, Patchwork, Educação Ambiental com montagem de horta escolar, além de uma formação em Turismo Sustentável, que será aberta para participação dos guias da região.

 

Parceiros e apoiadores

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Cagece/Governo do Estado do Ceará, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

A ação em Jijoca de Jericoacoara, está sendo viabilizada com ajuda e apoio de vários parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Setma – Secretaria Municipal de Turismo, Seduc – Secretaria Municipal de Educação, Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, Tintas Fortex, entre outros.

 

SERVIÇO

•            Oficinas Práticas – de 11 a 13/09;

Horário: 08 às 17h – Local: EMEF Nossa Senhora da Consolação

 

•            Evento de Encerramento – Dia 14/09;

Horário: 19h – Local: Praça de Jericoacoara

 

Mais informações: Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares