Manhã de Comemoração com Inauguração do Escovódromo e atividades do 30 Minutos Pela Leitura

Outras notícias

NotíciasManhã de Comemoração com Inauguração do Escovódromo e atividades do 30 Minutos...

A Escola Desembargador Pedro de Queiroz teve um dia festivo, nesta quarta-feira (23), com a inauguração do “Escovódromo Sustentável” e as ações em comemoração aos 5 anos de 30 Minutos Pela Leitura

Uma manhã divertida e educativa para os alunos da Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE, assim foi a inauguração do Escovódromo, realizado na última quarta-feira (23). Com palestras sobre saúde bucal e orientações sobre a maneira correta de escovação, foram os próprios alunos quem “cortaram a fitinha” de inauguração do Escovódromo feito com materiais reaproveitados e conceitos de bioconstrução, já permitindo que todos tivessem o primeiro contato com um espaço dedicado às práticas de prevenção e saúde na escola! A estrutura e decoração foi construída coletivamente, com os alunos das oficinas de Educação Ambiental, durante as atividades práticas do PDE, o Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil Solidário, em agosto de 2017.

A programação reservou momentos de descontração com paródias voltadas para higiene bucal, além de orientações e informações sobre as formas de prevenção dentária! A iniciativa conseguiu envolver toda a escola, contando, ainda, com a participação de representantes do Grêmio Estudantil, que acompanharam todas as atividades. Durante as formações, o Instituto Brasil Solidário, fez uma doação de 500 escovas dentárias para serem entregues a todos os alunos da Escola. “Estamos muito felizes com a empolgação dos alunos com o Escovódromo Sustentável, nós somos a primeira escola do Município a ter esse espaço e vai ser um passo importante para unirmos a teoria e prática sobre saúde bucal, nossa expectativa é que as outras escolas possam se espelhar e multiplicar esta ação”, ressaltou a Diretora Escola Desembargador Pedro de Queiroz, Rosângela Venâncio.

Já com suas escovinhas na mão e empolgados para verem de perto o espaço cheio de cores, com pneus e espelhos em toda a parede, os alunos ficaram atentos as instruções da agente de saúde do Programa de Saúde na Família – PSF, Leiliane Simões, que disse ser fundamental que todas as escolas pudessem reservar um espaço com essa proposta. “Os trabalhos de prevenção na escola acontecem trimestralmente, mas ter uma estrutura que favorece e motiva os alunos a praticarem regularmente a higiene bucal e higiene das mãos, é fundamental! Essa rotina, muitas vezes, eles não possuem em casa e esse trabalho de prevenção, nós sabemos que precisa ser uma tarefa contínua, na próxima atividade nós vamos trazer um dentista também para acompanhar”, afirmou Leiliane.

 

30 Minutos Pela Leitura

O dia era festivo também pela importante data comemorativa dos 5 anos do Projeto “30 minutos Pela Leitura”! Para a ocasião, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, reservou espaços na escola com ambientação de Leitura e atividades de incentivo à leitura dentro de sala para todas as turmas. Segundo a Professora Liziêr Gama, que também faz parte do Projeto “Anjos da Leitura/IBS”, as formações realizadas estão auxiliando de forma integrada todas as atividades de Incentivo à Leitura. “Participar das formações tem nos ajudado muito nas atividades com os alunos, para este mês, estamos utilizando as técnicas que foram passadas pelo CEDAC, com obra ficcional e não-ficcional, já nesta última etapa de oficinas, nos ajudou com a parte de dramaturgia dentro da contação de histórias, os alunos estão adorando”, disse a professora que leciona Português.

Já a professora Ana Cristina Lopes, que é responsável pela Biblioteca da Escola, ressaltou que outro ponto muito positivo, foi o aumento da visitação dos alunos na biblioteca. “Antes desses projetos de leitura, conheço alunos que nunca tinham visitado a biblioteca, a frequência e o empréstimo de livros aumentou de forma significativa”, disse a professora que ressaltou ainda sobre o trabalho de intercâmbio com outras Escolas do Município de Beberibe. “Pelo menos uma vez por mês, nosso grupo do “Anjos da Leitura”, faz uma visita a outras escolas, motivando e incentivando a organização do acervo da biblioteca e a aplicação dos projetos de leitura, já estivemos em escolas de Morro Branco e Lagoinha, nosso próximo passo do planejamento, é organizarmos a biblioteca da Escola Germano José do Nascimento, da Comunidade Sítio Onofre”, pontuou.

 

Oficinas do PDE em Multiplicação

A Escola Germano José do Nascimento, na Comunidade Sítio Onofre, tem sido outro exemplo importante de multiplicação das Oficinas Práticas realizadas em Beberibe/CE. Em menos de uma semana do encerramento das Oficinas, a escola reuniu professores e alunos para se dedicarem na preparação para a Feira de Ciências, tomando como base todo o conhecimento adquirido durante as formações do PDE!

Em visita a escola para acompanhar o Projeto “30 Minutos Pela Leitura”, foi possível acompanhar o desenvolvimento de todas as formações do PDE, sendo trabalhadas dentro da Escola. No Incentivo à Leitura, o cuidado em replicar espaços atrativos aos alunos, com tendas, mesas ornamentadas e tapetes de leitura, pôde ser visto desde a entrada da Escola ao espaço da Direção, onde estava exposto um cronograma envolvendo todas as disciplinas na ação do projeto. “Toda semana tem ação de leitura e em todas as matérias, desde Educação Física, História, Português… E, sempre variando os espaços, de forma dinâmica e com a liberdade dos professores trabalharem da forma que acharem mais atrativo, seja com a lousa digital, dentro de sala de aula, na Biblioteca ou no pátio da escola”, pontuou a Coordenadora da Escola Germano José do Nascimento, Suelita de Lima.

Simultaneamente, com a mesma concentração dos estudantes que se deleitavam na leitura, as outras salas desenvolviam as atividades de outras oficinas do PDE. Os instrumentos desenvolvidos na Oficina de Música, foi replicado na escola e já estava em local aberto e acessível para todos os alunos. A Professora de Matemática e Ciências, Clesiane Silva, aliou o conhecimento visto em Comunidade na Escola com os conceitos de Educação Ambiental! Os alunos preparavam uma apresentação com um cartaz construído com caixas de tetra pak e tecido, trazendo a mensagem sobre a importância da coleta seletiva.

Com a ideia de implementar o mesmo modelo do LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, já aplicado na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, a escola se preparava para impactar não só a turma da escola, mas sensibilizar também as famílias dos alunos. “Nós queremos fazer essa apresentação já com a proposta de inauguração desse espaço de coleta na escola, já entramos em contato com alguns espaços que recebem garrafas PET e a ideia é que seja todo o material reciclável, mas sempre em diálogo com a comunidade”, pontuou.

Complementando o trabalho em sala, a professora reuniu os alunos para uma visitação em campo no lixão do município, a resposta de sensibilização foi imediata aos alunos que participaram da atividade. “Fiquei muito espantada com o que vimos, foi impactante, num município pequeno como o nosso, ver todo aquele lixo me fez pensar como seria nas grandes capitais? É uma preocupação que deve ser de todos, precisamos trabalhar a consciência ambiental com todos, escola, família, comunidade”, disse a estudante Mariana Matias, de 13 anos.

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares