Instituto Brasil Solidário comemora mais uma viagem de sucesso do Amigos do Planeta na Escola

Outras notícias

NotíciasReleasesInstituto Brasil Solidário comemora mais uma viagem de sucesso do Amigos do...

Veja mais imagens em nosso Facebook!

O programa social Amigos do Planeta na Escola, da Casas Bahia, continua surpreendendo com seus excelentes resultados em regiões carentes do Brasil. A viagem iniciada no mês de outubro e que terminou no início de novembro contabilizou mais de 850  participantes nas oficinas de leitura, música, artes, comunicação, teatro e geração de renda, além de 236 atendimentos odontológicos gratuitos em apenas 16 dias de trabalhos.

Fundado pelos irmãos paulistas Luis e Ana Elisa Salvatore há doze anos, o Instituto Brasil Solidário, com o Amigos do Planeta na Escola, visitou três cidades do Norte e Nordeste do país: Tamboril, no Ceará, Barreirinhas, no Maranhão, Quatipuru, no Pará, e Quatipuru Mirim, cidade vizinha paraense e de difícil acesso.

Em Quatipuru Mirim o transporte de material de trabalho (cadeira do dentista, entre outros) e doações, como livros e brinquedos, tiveram que ser levados em barcos escolares e de pesca. “Nessas viagens do programa social costumamos ir com nossos carros e o material é todo transportado no caminhão da Casas Bahia. Desta vez, a logística teve que ser diferenciada, mas o trabalho valeu cada momento complicado do transporte. A comunidade local parou para nos receber e percebemos o quanto nossas atividades podem impactar a região”, contou Luis Salvatore, que é diretor de projetos do Amigos do Planeta na Escola.

Como funciona o Amigos do Planeta na Escola
O programa financiado pela Casas Bahia a partir da renda adquirida pela empresa com produtos recicláveis tem como principal objetivo melhorar comunidades carentes com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) através de atividades sustentáveis. No segundo semestre de 2011 foi iniciado mais um biênio de atividades, que a princípio se estenderá até 2013, e possui seis cidades em seu roteiro que recebem, periodicamente, as visitas presenciais de uma equipe formada por dentistas, educadores, artistas e ambientalistas. O foco é a escola local, recebedora dos trabalhos e responsável por propagar os ensinamentos adquiridos.

Também acontecem visitas menores, para monitoramento, além do acompanhamento de projetos extras que são incentivados pelo programa. A cada viagem, os municípios possuem uma graduação de atividades, por exemplo, na primeira visita a escola ganha máquinas fotográficas digitais e aprendem como usá-las. Em seguida, são realizadas oficinas com fotógrafos profissionais para que estes alunos aprendam as técnicas de fotografia. Nesta última viagem os estudantes se caracterizaram com personagens das obras de Jorge Amado, que completa seu centenário em 2012, para realizarem fotos em estúdio.

Além dessas atividades de foto, ainda aconteceram concursos de redação e o famoso “Soletrando”, mobilizações literárias, teatro com marionetes para ensinamento de educadores, palestras sobre saúde, sexualidade e drogas, oficinas de música com as crianças a partir de garrafas e tubos de PVC, artesanato com geração de renda utilizando material reciclável, atendimentos médicos, odontológicos e confecção de próteses dentárias.

“O programa adquiriu enormes dimensões e colhemos resultados pelo Brasil inteiro. São escolas que recebem prêmios de reconhecimento federal e alunos que conquistam um espaço no mercado de trabalho. Creio que só o fato de levarmos ferramentas de ensino sustentáveis às regiões mais remotas de nosso país é dar mais esperança de um futuro melhor e autoestima a estes jovens brasileiros”, concluiu Salvatore.

Confira abaixo os números finais desta viagem em detalhes:
Participantes oficinas de leitura: 172
Participantes oficinas de música: 64
Participantes oficina de comunicação: 183
Participantes oficina de artes, desenho e teatro: 276
Participantes oficina de geração de renda e reciclagem: 161
Atendimentos odontológicos: 236
Próteses dentárias: 84
Atendimentos Médicos: 195
Palestras de saúde: 148

Números registrados desde 2011:
Participantes oficinas de leitura/educação: 718
Participantes oficinas de música: 528
Participantes oficina de comunicação: 918
Participantes oficina de artes, desenho e teatro: 1291
Participantes oficina de geração de renda e reciclagem/meio ambiente: 845
Atendimentos odontológicos: 751
Próteses dentárias: 120
Atendimentos Médicos: 207
Palestras de saúde: 689

Sobre o Amigos do Planeta na Escola
Em sua primeira edição, nos anos de 2009 e 2010, o projeto visitou dez cidades brasileiras. Ao todo, 650 mil pessoas foram beneficiadas com a instalação de bibliotecas, atendimento médico, oficinas de arte e várias outras frentes de trabalho. Apenas em 2011, foram montadas três bibliotecas escolares com doação de 4.500 livros, além da distribuição de kits escolares para 2.205 alunos. A ideia do projeto é atuar em várias vertentes de educação, desde a implantação de bibliotecas e atividades de educação até a plantação de árvores, coleta seletiva e reciclagem de lixo, passando por palestras e atendimentos voltados à saúde bucal.

Sobre o Instituto Brasil Solidário 
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).  Fundado pelos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore, a entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

Mantenedor: Amigos do Planeta na Escola– Casas Bahia

Co-patrocínio: Palmeirinha Ação Social

Apoio/doações: Casas Bahia, Olsen, Cristófoli,  Colgate, Condor, Artfix, Instancolor, Cine Sertões, Fundação Itaú Social, Fundação DPaschoal, Editora DCL, Fundação Volkswagen, Editora Abril, Editora Melhoramentos, Credeal,  Mundo Mirim e Embalagens Jaguaré.

Apoio logístico: Collection Motors, Tegma Logística e Mitsubishi Motors.

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 /(11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares