Amigos do Planeta na Escola visita escolas atendidas pelo programa

Outras notícias

NotíciasReleasesAmigos do Planeta na Escola visita escolas atendidas pelo programa

Atividades seguiram nas ruínas históricas de Canudos Velho

Entre os dias 16 e 25 de novembro alguns dos profissionais do Instituto Brasil Solidário, responsáveis pelas ações do programa social Amigos do Planeta na Escola, da Casas Bahia, visitaram escolas que recebem desde 2009 os projetos de cunho sustentável. Com apoio essencial da Palmeirinha Ação Social, a equipe esteve em sete municípios atendidos nos dois biênios do programa.

“Nossa missão foi checar como estavam os trabalhos que implementamos nas escolas e verificar o andamento de cada uma delas”, explicou o presidente do IBS, Luis Salvatore. A viagem teve início na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, onde quatro colégios atendidos anteriormente pelo programa se reuniram para mostrar apresentações de seus alunos sobre temas trabalhados pelo IBS, como leitura e meio ambiente.

A segunda cidade visitada foi Balsas, no Maranhão, e o resultado foi surpreendente. As escolas realizaram seminários para a comunidade local explicando sobre como foi possível melhorar a qualidade de ensino a partir de novas ferramentas promovidas pelo Amigos do Planeta, desde 2009.

Além de atividades de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Artes, o programa social também apoia projetos isolados. Em Bedengó, na Bahia, os integrantes do IBS puderam verificar as aulas de capoeira, instituídas pelo programa e que faz um grande sucesso entre os jovens, contribuindo com a disciplina e educação em sala de aula.

Guerra de Canudos
Na histórica Canudos Velho, terra de Antônio Conselheiro, ainda na Bahia, o Instituto Brasil Solidário organizou o projeto 30 Minutos pela Leitura, mobilização a favor da prática literária, na igreja velha da cidade. A igreja, por sua vez, estava escondida há aproximadamente 18 anos nas águas de um açude, mas com a seca que toma conta da região voltou a aparecer. Na ocasião, os profissionais do Amigos do Planeta na Escola explicaram às crianças a importância da manutenção do local por conta de sua relevância na história de nosso país. “Foi emocionante mostrar para aqueles jovens que eles tinham acesso a um grande museu a céu aberto e ao mesmo tempo pudemos ler juntos trechos do livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha”, acrescentou Salvatore.

A viagem continuou na cidade baiana de Irecê, um grande orgulho ao Amigos do Planeta na Escola. Irecê pode ser classificada com o “antes” e o “depois” da passagem do programa, principalmente na área de Educação e Meio Ambiente. O lixo hoje é reaproveitado e a comunidade ficou mais arborizada. Foram realizadas premiações de literatura e as escolas apresentaram seus resultados.

Nas cidades de Iraquara, localizada na Chapada Diamantina, a biblioteca Luis Eduardo C.A. Salvatore, construída em 2012 a partir de uma parceria entre o IBS e a Editora Melhoramentos, foi sede para eventos literários, com premiações aos alunos que se destacaram em redação. Nos dias seguintes a caravana seguiu para a vizinha Palmeiras e depois para Lençois, onde distribuiu motos-gaiola para duas associações ambientalistas que serão utilizadas para transporte de material reciclável, através dos grupos locais GAP e GAL.

Como funciona o Amigos do Planeta na Escola
O programa financiado pela Casas Bahia a partir da renda adquirida pela empresa com produtos recicláveis tem como principal objetivo melhorar comunidades carentes com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) a partir de atividades sustentáveis. No segundo semestre de 2011 foi iniciado mais um biênio de atividades, que acontecerá a princípio até 2013, e possui seis cidades em seu roteiro que recebem, periodicamente, as visitas presenciais de uma equipe formada por dentistas, educadores, artistas e ambientalistas. O foco é a escola local, recebedora dos trabalhos e responsável por propagar os ensinamentos adquiridos, multiplicando as atividades, ainda, a comunidade local.

Sobre o Instituto Brasil Solidário 
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).  Fundado a partir de um projeto dos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore, a entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

Mantenedor: Amigos do Planeta na Escola– Casas Bahia

Co-patrocínio: Palmeirinha
Ação Social

Apoio/doações:
Casas Bahia, Olsen, Cristófoli,  Colgate, Condor, Artfix, Instancolor,
Cine Sertões, Fundação Itaú Social, Fundação DPaschoal, Editora DCL, Fundação
Volkswagen, Editora Abril, Editora Melhoramentos, Credeal,  Mundo Mirim e
Embalagens Jaguaré.

Apoio logístico: Collection
Motors, Tegma Logística e Mitsubishi Motors.

Assessoria de Imprensa
Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 /(11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares