Incluindo consultas, implantação de próteses e pequenas cirurgias, Ação de Saúde do Projeto Ventos que Transformam, alcança 380 atendimentos médicos e odontológicos

Outras notícias

NotíciasIncluindo consultas, implantação de próteses e pequenas cirurgias, Ação de Saúde do...

Exames de eletrocardiograma, procedimentos de escleroterapia para tratamento de varizes, restauração e construção de próteses dentárias, além de pequenas cirurgias de prevenção de câncer de pele, foram só alguns dos 380 atendimentos disponibilizados na Ação de Saúde realizada entre os dias 13 e 15 de junho, em Tianguá/CE!

A iniciativa, promovida através do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário, reuniu um time de profissionais altamente qualificados, envolvendo desde clínicos gerais, dermatologistas, dentistas, protéticos, enfermeiros, até cirurgiões vasculares e cardiologistas, que durante toda a semana, esteve de prontidão para a população de Valparaíso e toda a comunidade do entorno que fazem parte da área de influência direta (AID) do Parque Eólico em Tianguá, incluindo as regiões de Vila Queimadas, Ponta da Serra, Serra Azul, Santa Madalena, Poço da Areia e Jaburu I e II.

Junto aos atendimentos clínicos e de prevenção, a comunidade teve acesso a exames com equipamentos utilizados dentro de grandes consultórios, como o aparelho de ultrassom com Doppler que permitiu um atendimento mais eficiente na execução e nos diagnósticos das varizes dos membros inferiores. Segundo o Dr. Antônio Carlos Della Pietra, nos procedimentos de escleroterapia, foram utilizados os métodos de espuma com polidocanol e glicose. “Nós conseguimos fazer o tratamento em pequenos e grandes vasos, foram mais de 100 atendimentos entre consultas, exames e os procedimentos de escleroterapia, que com certeza vão melhorar muito a qualidade de vida desses pacientes”, ressaltou o cirurgião vascular.

Nas consultas de cardiologia, o médico especialista Marcelo Fabrício da Cunha, ressaltou que uma das prioridades do atendimento foi manter a qualidade, dando tempo para um diálogo de orientação e de apuração dos outros sintomas que podem acarretar, a médio ou longo prazo, a uma doença de teor grave. Além da consulta especializada no diagnóstico das doenças que acometem o coração, os pacientes puderam realizar o eletrocardiograma, um exame que indica se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

A ação possibilitou ainda a realização de pequenas cirurgias de prevenção de câncer de pele! Contando com a presença do Dr. Paulo Henrique Souza, clínico geral da ação, e especialista em cirurgia plástica, os 117 atendimentos realizados durantes os três dias de atividade, permitiram além de uma consulta de rotina, de prevenção, com orientações sobre cuidados com a alimentação, diabetes e hipertensão, uma oportunidade de atendimento especializado na área de dermatologia, que resultou em 09 pequenas cirurgias identificadas na consulta como lesões suspeitas ou que apontavam para um câncer de pele.

Já no atendimento odontológico, a equipe contou com 4 dentistas, que para além do atendimento em consultório, com reconstruções de dentes, extrações e tratamento de cáries e doenças periodontais (doença localizada nas gengivas que são bastante comuns nos pacientes), a ação promoveu também palestras educativas de cidadania e cuidados com a higiene bucal. Foram 104 atendimentos odontológicos, com molde de 3 próteses novas e 15 próteses recuperadas. O dentista Wolber Campos, esteve à frente de 5 palestras que envolveram temáticas diversificadas no campo da saúde, desde uma capacitação para implantação do sistema de escovação bucal diária na escola, voltada para os educadores, até palestras com os alunos abordando sobre a higiene bucal, sexualidade e gravidez na adolescência, prevenção às drogas e uma palestra de Saúde aberta para a comunidade.

Para o Dr. Wolber Campos, a qualidade no atendimento teve mérito também da recepção da comunidade, que estava aberta para receber as informações e disposta ao tratamento e atender as orientações. “A recepção na escola foi muito bacana, deu para perceber o interesse nas palestras, na preocupação da comunidade com a saúde, com a prevenção, eles estavam abertos a receber bem as informações, então juntou a nossa vontade de querer passar as informações, com a vontade deles de receber esses cuidados e dar continuidade a tudo de novo que foi apresentado na escola, o resultado com certeza será muito positivo, o projeto vai ter uma sequência, uma multiplicação muito boa na comunidade”, pontuou Wolber.

Reforçando a proposta de um Programa de Escovação Diária, com acompanhamento dos próprios educadores, a Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo, que sediou a ação de saúde, recebeu pelo projeto a doação de 350 kits de escovação, além de um Escovódromo Sustentável, todo feito dentro dos conceitos da Bioconstrução, utilizando paletes e madeiras da região que foram coletadas de desmatamento, numa estrutura lúdica, criativa e com muitas mensagens de conscientização sobre o reaproveitamento de materiais.

A arte e a valorização da cultura local, também esteve impressa no ambiente que foi construído numa ação coletiva e com materiais coletados na própria região. O espaço ganhou ainda um filtro de águas cinzas, que foi direcionado para o jardim implementado na decoração do escovódromo. “O Escovódromo conseguiu ressaltar não só a proposta de saúde bucal, mas também a ideia de conscientização dos cuidados com o meio ambiente, acrescentamos vários elementos artísticos e estruturais que fazem referência as cores, a natureza, as plantas nativas, a fauna da região, e com toda a delicadeza do lindo trabalho de cerâmica das mulheres de Viçosa do Ceará, que esteve presente nos lavabos da estrutura”, ressaltou a artista Rociania Cavalcante.

Nos quase 20 anos de estrada promovendo ações de educação e cidadania na escola, o Instituto Brasil Solidário, já realizou mais de 20.000 atendimentos médicos e odontológicos, com a confecção de cerca de 500 próteses personalizadas e distribuição de até 140 mil kits de escovação, além da entrega de mais de 100 escovódromos montados em escolas de várias regiões do Brasil. Para realização de tamanhas ações e especialidades, o Instituto Brasil Solidário investiu historicamente, além da formação humana que resultou em uma tecnologia social única, em um aparato logístico de ponta, formado por equipamentos especialmente desenvolvidos para esse tipo de atendimento, ao lado de empresas nacionais e multinacionais da área de saúde e odontologia, e que permitem ações de qualidade e excelência em regiões inóspitas do território nacional.

 

Sobre a Echoenergia

Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Nas terras cearenses, a empresa possui as operações comerciais do Complexo Eólico Ventos de Tianguá, desde abril deste ano. Localizado na Serra da Ibiapaba, o empreendimento conta com cinco parques eólicos, 77 aerogeradores e uma capacidade instalada total de 130 MW, que cobre uma área de 9.000 hectares. O plano de ações sócio ambientais inclui várias ações nos eixos de educação e economia solidária, além do acesso hídrico.

 

Instituto Brasil Solidário no Ceará

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, e de forma intersetorial, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O projeto “Ventos que Transformam” vem sendo desenhado desde julho de 2017 com a Echoenergia e BNDES, e visa trazer aos municípios de Tianguá e Ubajara uma série de ações nos eixos de educação e economia criativa, principalmente, em áreas ligadas ao empreendimento no local.

Outros financiadores privados participam das diversas ações de desenvolvimento, em várias cidades brasileiras. São eles: Palmeirinha Ação Social; Bank of America Merrill Lynch; Machado Meyer Advogados; Overseas; Tecnisa e; Instituto Samuel Klein.

 

Fonte:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares