Com participação de mais de 50 escolas, projeto do Instituto Brasil Solidário transforma o São João em grande festa literária

Outras notícias

NotíciasReleasesCom participação de mais de 50 escolas, projeto do Instituto Brasil Solidário...

“Durante todo o mês de junho, mais de 50 escolas participaram do projeto incorporando autores e obras literárias às festas juninas. Em Cascavel/CE, o poeta e escritor Bráulio Bessa foi o homenageado da noite, inspirando espaços com cordéis e muita poesia”

O mês de junho é marcado pelos sabores e cores das festas juninas que se espalham por todo o Brasil, com seus pratos típicos, bandeirinhas, chapéus de palha, e, diante de toda essa riqueza cultural surge uma excelente oportunidade para integrar ações literárias!

As escolas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, trabalham todos os anos uma sequência didática durante todo o mês de junho, agregando a literatura em cada atividade que resultará na grande festa de São João. O Projeto São João Literário, hoje, envolve mais de 50 escolas localizadas em diferentes regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste. A ação ocorre desde 2013, e, consegue mobilizar municípios inteiros, mesclando aprendizado, estímulo e comemoração com foco no livro e no incentivo à leitura.

No Ceará, escolas em Cascavel, Beberibe, Tianguá e Ubajara, participaram com grandes apresentações homenageando autores e obras literárias que são referências da nossa literatura nos mais variados gêneros. Em Cascavel/CE, a EEF Paulo Sarasate, escolheu como tema da festa “Nas linhas de Bráulio o Nordeste vivo está”, em homenagem ao poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, que hoje é fonte de inspiração para muitos jovens através de seus versos sempre enaltecendo e valorizando suas origens e o povo nordestino! Para o grande dia do evento, além dos espaços com barracas cheia de cordéis, bandeirinhas com poesias e pescarias literárias, a escola realizou apresentações de dança, onde a quadrilha principal da escola teve como base a obra “Poesia com Rapadura”, de Bráulio Bessa.

Ainda em Cascavel/CE, a EEF Luis Pacheco homenageou o escritor Jorge Amado, onde no Arrasta Pé Junino, os alunos fizeram a apresentação da quadrilha com os trajes, a música e toda a composição dando vida a obras do grande escritor que foi um dos maiores representantes da literatura brasileira modernista. As turmas foram divididas como responsáveis por cada parte literária do evento, onde foram colocadas as Barracotecas, com espaço para leitura no meio do evento, barraca só para troca de livros, pescaria com brindes literários, a barraca “literofotográfica”, com fotos de autores e o recadinho elegante, que só podia ser lido em forma de poesia!

Em Beberibe/CE, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, que participou da ação também no ano passado, fez uma homenagem ao poeta Olavo Bilac, dando ênfase aos seus contos e poesias em todos cantinhos da festa, desde a caracterização da quadrilha as bandeirinhas poéticas que estavam expostas em vários ambientes! Tianguá e Ubajara, também capricharam em sua primeira edição do São João Literário, com vários espaços criativos e interativos com os alunos e familiares! Não faltou inspiração de leitura nesse evento que a cada ano vem arrastando mais seguidores em várias regiões do Brasil, além do Ceará, escolas no Pará, Bahia e Paraíba, participaram dessa grande festa em prol da cultura e da educação.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, as atividades que envolvem desde adivinhas, trava-línguas, receitas, quadrinhas e muita poesia, permitem um rico diálogo entre a escola e a comunidade. “O objetivo pedagógico do Projeto, é manter viva as raízes da festividade do São João, com toda a sua riqueza e tradição, incorporando o cunho literário desde os preparativos, até as apresentações das quadrilhas juninas, a ideia é engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira e este é um ótimo momento para trabalhar a arte literária”, ressalta Salvatore.

 

Sobre o Projeto São João Literário

O São João Literário, faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário e envolve todas as escolas que participam das ações do Programa, em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. Com sua primeira edição realizada em 2013, o projeto tem como objetivo promover uma grande mobilização com foco no livro e no incentivo à leitura dentro das festividades juninas.

Uma lista de atividades são elaboradas para serem desenvolvidas com todas as turmas do Fundamental I ao Fundamental II – organização da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio e distribuição dos convites. O objetivo pedagógico do Projeto, é conseguir engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira, aproveitando esse período para trabalhar a arte literária.

No Projeto São João Literário – IBS além de desenvolver e incentivar o estudo das tradições e da cultura popular, trabalha-se com sequências didáticas que estimulam a produção e o estudo literário que resultam em aprendizagens significativas e a apresentação das muitas culminâncias que acontecem através da parceria com muitas escolas do nosso país.

As atividades do Projeto São João Literário podem ser realizadas com todos os segmentos escolares. O que diferencia a proposta em cada ano/ciclo é o gênero trabalhado e o seu desenvolvimento pelos diferentes professores.

 

Arrasta Pé da Educação

Parte das atividades da grande festa do São João Literário, está o Arrasta Pé da Educação, que consegue sensibilizar as quadrilhas juninas a incorporarem as temáticas e conceitos trabalhados no Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil. São elas: incentivo à leitura, educação ambiental, uso de tecnologias em sala de aula e como instrumento ao protagonismo, valorização das artes regionais, prevenção e saúde e empreendedorismo.

Toda a criatividade e originalidade contam como pontos fortes na escolha das quadrilhas que se destacam no momento do Arrasta Pé da Educação. Figurinos bem elaborados com utilização de materiais recicláveis, ressaltando o conceito de sustentabilidade, além do momento de leitura e homenagem à obras literárias, seja na dança, na música ou na caracterização, são alguns dos elementos fortemente presentes durante a festa, que resulta, em várias regiões, em um grande concurso com premiação para as primeiras colocações.

As ações do Instituto no Ceará e no Nordeste, no ano de 2018, contam com financiamento de: Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas, Echoenergia e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares