Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
26/07/2021

Escolas em São Raimundo Nonato (PI) avançam na implementação do Projeto LEVE e conquistam nota máxima em Selo Ambiental 2021

“A proposta do Projeto LEVE  – Local de Entrega Voluntária Escolar já conseguiu alcançar 8 escolas da região, que tem promovido premiações aos alunos mais atuantes na entrega dos recicláveis no coletor sustentável da escola”

Parceiro das ações IBS desde 2009, o município de São Raimundo Nonato (PI), segue multiplicando as propostas implementadas dentro das oficinas realizadas pelo Instituto Brasil Solidário, e cada vez mais se destacando nas ações de Educação Ambiental promovidas dentro e fora do ambiente escolar.

Um esforço reconhecido e premiado pelo segundo ano consecutivo com nota máxima no Selo Ambiental ICMS Ecológico, concedido pelo Governo do Estado do Piauí, com vários critérios de avaliação de desempenho da gestão municipal com relação aos cuidados e preservação do meio ambiente.

Segundo Déborah Gonçalves, Coordenadora de Projetos da Rede Municipal de São Raimundo Nonato, os educadores da rede têm participado das Formações EaD do IBS e segue fortalecendo a proposta da coleta seletiva junto as ações do LEVE, que mesmo através do ensino remoto, conseguiu ser implementado com várias atividades mobilizando alunos e seus familiares, com entrega dos recicláveis a cada 15 dias na escola.

“A cada quinzena os estudantes estão levando os materiais recicláveis para a escola, e lançamos uma premiação para os alunos que mais levam resíduos, onde todos recebem um certificado de guardião da natureza e um kit educativo. O resultado tem sido muito significativo, já conseguimos alcançar 4 escolas do campo e 3 da cidade e a proposta é ampliarmos ainda mais esse impacto até alcançar todo município”, ressaltou.

Através das aulas online, os educadores têm trabalhado com atividades educativas e de orientação sobre a separação correta dos resíduos e materiais que podem ser reaproveitados, proporcionando um aprendizado direto dos alunos e comunidade. A premiação para os alunos mais participativos nas atividades, envolve a entrega de um kit com mochila, garrafa de água, caderno, um livro paradidático e/ou jogo educativo, massinha de modelar, tinta guache, até itens básicos do material escolar como caneta, lápis, giz de cera, lápis de cor, borracha e apontador de lápis.

A nota de São Raimundo Nonato no ICSM Ecológico, alcançou o Selo A, atendendo quase 100% dos critérios avaliados pela certificação, que pontua desde o Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Redução de Desmatamento; Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais; Proteção de Mananciais de Abastecimento Público; Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição; Edificações Irregulares; Unidades de Conservação até a Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

 

Sobre o LEVE

Pioneiro no Brasil e idealizado pelo Instituto Brasil Solidário, o projeto LEVE é uma tecnologia social replicável, certificada e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, que apresenta uma metodologia que pode ser implementada em qualquer cidade do Brasil, fazendo da escola um ponto chave para a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e inclusão social.

Em atuação desde 2012, o projeto LEVE, a proposta envolve a implantação de um coletor sustentável dentro das escolas, sendo construído com materiais reaproveitados, além de uma mobilização em parceria com a gestão pública municipal e a associação de catadores, que numa ação coletiva com o trabalho fomentado na escola, permite ampliar o aprendizado e conscientização ambiental dentro e fora do ambiente escolar, além de permitir um retorno financeiro para a escola e para os catadores da região.

Conheça mais: https://www.brasilsolidario.org.br/o-que-fazemos/programas/programa-de-desenvolvimento-da-educacao-pde/projetos-de-apoio-leve/

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.