Educação Financeira: Brasil Solidário avança proposta de atuação para escolas do Ensino Médio e profissionalizante no Ceará

Outras notícias

NotíciasEducação Financeira: Brasil Solidário avança proposta de atuação para escolas do Ensino...

“A proposta, que já se tornou referência em educação financeira em mais de 20 municípios do Brasil, além de escolas em Santiago no Chile, avança atuação para alunos de ensino médio, abrindo atividades em escolas estaduais do Ceará”

O projeto social inovador, que traz uma metodologia lúdica e criativa para a inserção da educação financeira no currículo escolar, através dos jogos educativos “Piquenique” e “Bons Negócios”, escolheu novamente o Ceará para ser pioneiro numa nova etapa de expansão do Projeto Jogos de Educação Financeira, que agora chega para educadores e alunos do Ensino Médio e técnico profissionalizante, recebendo todo o material de forma gratuita nas escolas da rede pública de ensino.

A partir de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, a iniciativa, promovida pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, será apresentada para educadores de 14 escolas estaduais do município de Juazeiro do Norte/CE, no próximo dia 26 de agosto, durante o Seminário Jogos de Educação Financeira, a ser realizado a partir das 08h, no auditório do Gran Mareiro Hotel.

Na oportunidade, além do treinamento prático com os jogos educativos, a programação levará palestras com dicas de planejamento e organização financeira, incluindo apresentações sobre as boas práticas já fomentadas através do projeto em todo o Brasil, contando ainda com a participação de Lucy Engel, SVP Global Cybersecurity do Bank of America Merrill Lynch.

Somente nesse semestre, a proposta conseguirá alcançar mais de 10 mil alunos de escolas estaduais no Ceará, já com planejamento para atividades nos municípios de Eusébio e Aquiraz, além de Juazeiro do Norte.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as respostas tem sido cada vez mais positivas sobre o potencial dos jogos educativos como material pedagógico, e já ultrapassando as fronteiras nacionais, com aceitação em escolas de outros países.

“Foi no Ceará que começamos as primeiras ações do projeto, e desde o início, percebemos a motivação dos educadores em participar de iniciativas que promovam o protagonismo dos alunos, que tragam atividades dinâmicas e participativas, principalmente se tratando de um tema complexo como a educação financeira. O resultado surpreendeu nas escolas aqui do Ceará e refletiu em todo o Brasil e até fora do país. As ações fomentadas em solo cearense se tornaram modelo e referência para escolas públicas em Santiago, no Chile, e com respostas muito positivas”, ressalta Luis.

 

Expansão internacional

Diante do desempenho acompanhado no Ceará, o projeto conseguiu se colocar como uma referência de ação em educação financeira, com investimento para expansão em escolas até em Santiago, do Chile, tendo como base e modelo, a proposta implementada nos municípios cearenses. Atualmente, mais de 5 mil alunos da região participam das atividades do projeto, que ganhou uma versão adaptada em espanhol, e já prevê oportunidades de expansão para outros países da América Latina.

 

Expansão no Brasil

Somente este ano, o projeto já foi fomentado em escolas das regiões do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo e Ceará.

Dentro do território cearense, as ações ganharam adesão em escolas municipais de 11 cidades, são elas: Sobral, Eusébio, Crateús, Tamboril, Ubajara, Tianguá, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara além, das três cidades que participaram do projeto piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel.

O projeto tem como objetivo alcançar até o final de 2019 mais de 160 mil alunos, percorrendo 28 municípios do Brasil.

Na fase de expansão, além do trabalho em rede com outras instituições parceiras do IBS, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, o projeto, foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF.

 

SERVIÇO

SEMINÁRIO JOGOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Data: 26 de agosto de 2019

Horário: 8h às 16h

Local: Gran Mareiro Hotel (Endereço: Rua Oswaldo Araújo, 100 – Praia do Futuro I)

Saiba mais: www.vamosjogareaprender.com.br

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 9922-7266

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares