Serra do Mel/RN recebe projeto social envolvendo obras estruturais, formações pedagógicas e implementação do primeiro curso de eletrotécnica em escola de ensino médio estadual

Outras notícias

NotíciasSerra do Mel/RN recebe projeto social envolvendo obras estruturais, formações pedagógicas e...

“A jornada pedagógica do município contará com palestra do projeto, além das primeiras formações com os educadores, divididas em salas temáticas de leitura, educação ambiental e educação financeira”

Uma ação social com atividades gratuitas de arte, incentivo à leitura, educação ambiental, educação financeira, além de obras estruturais incluindo um auditório, laboratórios e nova biblioteca comunitária, chega ao município de Serra do Mel, por meio do projeto “Ventos que Transformam”, da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário.

A iniciativa, que vem sendo articulada em apoio com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, além de parcerias já firmadas com o SENAI/RN, CEI Romualdo Galvão e a Prefeitura Municipal de Serra do Mel, será um dos destaques da jornada pedagógica do município, com palestra confirmada logo na abertura da programação, que se inicia no dia 04 de fevereiro, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, com expectativa de mais de 180 participantes entre gestores escolares e professores das escolas municipais e estaduais da região.

Como parte das atividades do evento, a equipe do Instituto Brasil Solidário, preparou uma primeira etapa de formações pedagógicas divididas em três salas temáticas:  incentivo à leitura, educação ambiental e educação financeira com jogos educativos, que serão realizados nos dias 12 a 14 de fevereiro, com vagas abertas para os educadores de todas as escolas da rede pública de ensino do município. Os interessados podem procurar a Secretaria de Educação do Município de Serra do Mel, que segue mobilizando as inscrições até o dia 27 de janeiro.

 

Doação de materiais pedagógicos

Fortalecendo o trabalho iniciado em sala de aula, a partir das oficinas práticas do Projeto “Ventos que Transformam”, as escolas receberão todo o material de apoio para a implementação das atividades.

Serão entregues kits de incentivo à leitura, com livros, tapetes e aventais literários para implementar os espaços de leitura, além de uma coletânea completa do Kit “Práticas de Educação Ambiental IBS”, formado por 4 Cadernos temáticos, 18 Práticas de educação ambiental e 4 sequências didáticas, com um passo a passo para desenvolver oficinas criativas como a construção de maquetes sustentáveis, forno solar, lâmpada solar, viveiro de mudas e até instrumentos musicais com recicláveis.

As ações incluem ainda o material do Projeto Jogos de Educação Financeira, com doação dos jogos Piquenique e Bons Negócios, que podem ser utilizados desde o ensino fundamental I, com crianças a partir de 06 anos de idade, até o ensino médio, com atividades lúdicas e criativas que visam exercitar habilidades de poupar, empreender e investir.

 

Ensino Técnico e Obras Estruturais

Com obras já iniciadas na Escola Estadual Padre José de Anchieta, que atende alunos de todas as escolas da rede pública de ensino de Serra do Mel, após o término do ensino fundamental, o projeto tem se articulado com órgãos especialistas, como o SENAI/RN, para consultoria na estruturação do laboratório técnico e estrutura curricular do curso, implementando o primeiro curso de eletrotécnica em escolas de ensino médio regido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O curso foi escolhido em diálogo com a comunidade e visando uma qualificação profissional aos alunos da região, que poderão ter oportunidades de trabalho no próprio complexo eólico da empresa Echoenergia. A proposta está sendo implementada em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que através da Secretaria de Educação do Estado RN, vem garantindo apoio, inclusive com reformas na escola estadual que sediará o curso, além da estruturação do currículo técnico.

Pelo projeto, a Escola Estadual Padre José de Anchieta, está recebendo duas salas de ensino técnico para os cursos profissionalizantes, um auditório novinho, reformas na quadra de esportes e até uma biblioteca com acesso na escola e na comunidade.

 

Sobre a Echoenergia

Fundada no início de 2017, a Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Na cidade de Serra do Mel/RN, foi iniciado o projeto Echo 3, selecionado para atender PPAs firmados pela Echoenergia no ambiente de mercado livre. Com previsão para iniciar seu suprimento de energia até o final de 2020, o complexo contará com aerogeradores de alta tecnologia e desempenho, resultando em elevado fator de capacidade nos parques.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação. Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Em 2018 e 2019, foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações presenciais. São 270 bibliotecas montadas e mais de 170 municípios impactados com ações diretas em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação. O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas, Veirano Advogados e Bank of América.

 

SERVIÇO

JORNADA PEDAGÓGICA – SERRA DO MEL

Local: Escola Estadual Padre José de Anchieta

 

  • Palestra de Apresentação do Projeto “Ventos que Transformam”

Data: 04/02, de 07h30 às 12h.

 

  • Formação Pedagógica – Incentivo à Leitura, Educação Ambiental e Educação Financeira com os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”

Data: 12 a 14/02, de 07h30 às 12h.

Inscrição: Através da Secretaria de Educação de Serra do Mel, até o dia 27 de janeiro.

 

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares