São Roque (SP) recebe ação do Projeto Jogos de Educação Financeira

Outras notícias

NotíciasReleasesSão Roque (SP) recebe ação do Projeto Jogos de Educação Financeira

A proposta, que leva formação gratuita junto a um material lúdico pedagógico, realizou no último dia 04 de maio, um evento com os educadores do município, com transmissão ao vivo para escolas das 5 regiões do Brasil que participam do projeto”

Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira, com um método leve, divertido e interativo, o Projeto com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizado pelo Instituto Brasil Solidário, chega ao município de São Roque (SP), a partir da parceria com o Instituto XP, envolvendo desde a capacitação gratuita aos educadores da rede pública de ensino até a entrega de todo material pedagógico dos jogos educativos em 100% das escolas rede pública de ensino municipal.

Com ações mobilizadas em 184 municípios do Brasil, o projeto reservou uma programação no dia 04 de maio, no Núcleo de Música Brasital, em São Roque (SP), onde os educadores do município receberam uma atividade presencial do curso, com transmissão ao vivo para as demais escolas de atuação do projeto, marcando uma aula interativa com troca de boas práticas, rodada de jogos e visita nas escolas da região.

“É com muita alegria que vemos São Roque receber esta iniciativa tão bonita e que apresenta aos nossos alunos este tema tão importante, mas tão pouco difundido no Brasil. Este é um momento importante para a Educação de São Roque e através desta parceria com Instituto Brasil Solidário, levaremos a Educação Financeira para dentro das nossas salas de aula levando conhecimento que impactarão a vida dos nossos estudantes”, afirmou o Perfeito Guto Issa.

A proposta segue avançando na inclusão da educação financeira de forma interdisciplinar, dinâmica e criativa no currículo escolar, contando com a parceria da Secretaria de Educação de São Roque e os professores multiplicadores que estão participando da formação do projeto. Somente no município, as ações já chegam beneficiando as 21 escolas da região, atendendo os mais de 8 mil alunos da rede municipal.

“É uma alegria muito grande ver a Educação da nossa cidade participar desta ação, que dá a oportunidade para que nossos educadores falem sobre educação financeira e transmitam conhecimentos importantes aos com nossos alunos, lições que podem ser levadas por eles aaté suas casas, impactando também todo o núcleo familiar”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque,  Dircelene Segura.

Com a parceria do Instituto XP, a iniciativa já conseguiu expandir atuação para mais 100 mil alunos de 55 cidades brasileiras. O projeto trabalha um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, introduzindo além dos conceitos de educação financeira, outras questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

Segundo Marcella Coelho, Head de impacto social da XP, a parceria além de representar um forte impacto social, reforça o compromisso da organização de levar educação financeira para 50 milhões de brasileiros e brasileiras no prazo de 10 anos.

“Recentemente encomendamos uma pesquisa, em parceria com a Nova Escola e o Instituto Biomma, na qual 95% das professoras e professores entrevistados indicaram educação financeira como um tema que deve ser ensinado para as crianças se organizarem financeiramente desde cedo. Ou seja, a educação financeira é reconhecida como importante também para a comunidade escolar e é a nossa forma de melhorar a vida das pessoas em todas as regiões do Brasil”, destaca Marcella.

 

Expansão no Brasil e Inscrições

A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, conta com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas no Chile e na Colômbia, ao todo, mais 700 mil alunos já são beneficiados pelo programa, atendendo escolas das regiões do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Rio de Janeiro.

Em São Paulo, além de São Roque, as ações ganharam adesão em escolas da capital paulista e outros municípios do interior do estado como São José dos Campos, Indaiatuba, Bragança, Rifaina, Santos, Amparo e Salto.

Este ano, a proposta avança para uma nova etapa de expansão, com foco em chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022, que pode ser preenchido pelos municípios interessados em qualquer região do Brasil. Para inscrição, os municípios podem entrar em contato através do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde está sendo disponibilizado o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN).

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br 

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, todo o material pedagógico foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF.

 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares