Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar é certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil

Outras notícias

NotíciasProjeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar é certificado como Tecnologia...

“Com a certificação, o Projeto LEVE, idealizado pelo Instituto Brasil Solidário, passa a compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil”

Fomentando uma proposta pioneira no Brasil, que busca unir educação ambiental nas escolas com a prática da coleta seletiva municipal, o Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, acaba de ser reconhecido como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Este ano, o Prêmio Fundação Banco do Brasil, concedeu a certificação para 123 iniciativas, sendo 118 brasileiras, e cinco da América Latina e do Caribe.

A triagem foi realizada por uma comissão composta pela equipe técnica da Fundação BB, que obedeceu aos critérios do regulamento para chegar às propostas selecionadas, ressaltando como ponto importante as ações que possuem uma metodologia replicável, desenvolvida na interação com a comunidade e que representa soluções efetivas de transformação social.

Em atuação desde 2012, o projeto LEVE, apresenta uma metodologia que poder ser implementada em qualquer cidade do Brasil, fazendo da escola um ponto chave para a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e inclusão social. A proposta envolve a implantação de um coletor sustentável dentro das escolas, sendo construído com materiais reaproveitados.

A partir desse primeiro passo, o que seria descartado como lixo, passa a ser visto como matéria prima para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de forma prática e participativa, dando a oportunidade dos alunos vivenciarem e defenderem junto à comunidade os princípios ambientais, e serem protagonistas da difusão da coleta de material reciclável.

A iniciativa envolve ainda uma mobilização em parceria com a gestão pública municipal e a associação de catadores, que numa ação coletiva com o trabalho fomentado na escola, permite ampliar o aprendizado e conscientização ambiental dentro e fora do ambiente escolar, além de permitir um retorno financeiro para a escola e para os catadores da região.

Na cidade de Crateús, no Ceará, que foi berço das primeiras ações do LEVE, a iniciativa é uma referência em tecnologia social e de sustentabilidade, atendendo 100% da coleta seletiva da área urbana e 75% da área rural do município. A participação gera retorno de 20% do valor coletado pela a escola, em trabalho conjunto com a Associação de Catadores de Material Reciclável – RECICRATIÚ, parceira do programa na região. A relevância da iniciativa trouxe ao município de Crateús, o Prêmio Pró Catador, em 2013, concedido pelo Governo Federal.

Devido à procura de outros professores e até gestores municipais sobre como desenvolver o projeto, a proposta se tornou parte de um material pedagógico do “Kit Práticas de Educação Ambiental”, onde é apresentado um passo a passo de como implementar essa metodologia dentro da escola, incluindo planos de aulas e sequências didáticas para agregar o tema ao currículo escolar.

As ações seguem sendo multiplicadas e implementadas dentro das escolas de atuação do Instituto Brasil Solidário, que atualmente, já conseguiu disseminar a proposta em escolas de 21 municípios do Brasil.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares