Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara adquire o Kit – Práticas de Educação Ambiental, do IBS, com formação de 8 horas

Outras notícias

NotíciasPrefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara adquire o Kit – Práticas de...

“Com aquisição de 22 Kits – Práticas de Educação Ambiental, material inédito do IBS, os coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação de Jijoca de Jericoacoara, vão participar de um Curso de Educação Ambiental ministrado pelo Instituto Brasil Solidário”

A Educação Ambiental como fator fundamental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos! O tema, que foi escolhido para compor a programação do 5º Seminário de Política Nacional de Resíduos Sólidos, em Fortaleza/CE, estará na próxima semana, dias 28 e 29 de maio, na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara, com o mesmo conteúdo e formação de Educação Ambiental ministrado pelo Instituto Brasil Solidário, durante o evento organizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Serão 8 horas de formação, contando com a participação de coordenadores pedagógicos, gestores escolares, educadores, além de técnicos da Secretaria de Educação de Jijoca de Jericoacoara.

A Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara adquiriu 22 Kits – Práticas de Educação Ambiental, que foi lançado recentemente pelo Instituto Brasil Solidário, e estará como material para a formação do curso, dando um suporte didático e também com ações dinâmicas que serão apresentadas pelo Presidente do IBS, Luis Salvatore, e educadores parceiros de Crateús, Márcia Andrade e Geonney Araújo. A formação está sendo promovida através de uma iniciativa do Projeto de Educação em Saúde Ambiental, fomentado pela Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente do Município (SETMA) e a Ética Consultoria, que dentro dessa ação visa promover a saúde e contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

O município, que é referência internacional como local turístico, principalmente por suas belezas naturais, tem reconhecido como essencial o trabalho de sensibilização sobre os cuidados com o meio ambiente, tendo como foco possibilitar a integração de todos os segmentos nas ações de coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos. Através do curso de Educação Ambiental, que contará com participação de agentes multiplicadores que representam áreas importantes de mobilização, como os seguimentos pedagógicos e educacionais do município, será possível, junto com o material, ampliar e potencializar as muitas oportunidades de ações práticas que podem envolver não só a escola como fonte de apoio e parceria, mas toda a comunidade do entorno, a exemplo do que acontece nas escolas que recebem ações do Instituto Brasil Solidário.

Os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo que agrega 4 sequências didáticas, 18 exemplos de práticas de Educação Ambiental e 4 cadernos temáticos, que foram divididos em temas como: Água, o líquido precioso; Energias que movem o mundo; Atmosfera, o tesouro invisível e o Sistemas de Produção que transformam o mundo. Nesse material, os gestores e educadores encontram fundamentos teóricos e dados para aprofundar o conhecimento sobre as temáticas, proporcionando subsídios para replicar as ações desde o campo da pesquisa até atividades diretamente ligadas a reutilização de materiais que iriam para o lixo, e podem se transformar em arte, cultura e tecnologias socioambientais com instalação na própria comunidade.

Seguindo o mesmo formato da capacitação em Fortaleza, a turma se envolverá em atividades interativas, como a aplicação de um jogo educativo de Produção Mais Limpa, que aplica o conceito dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Com uma abordagem dinâmica relacionando o uso racional dos recursos naturais em processos produtivos, os grupos debatem sobre a fabricação de determinados produtos, tendo a qualidade como fator determinante na escolha das decisões, mas, colocando como ponto importante os conceitos de Produção Mais Limpa.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o material que será apresentado no curso permite uma visão das muitas oportunidades que estão presentes na reutilização de materiais recicláveis. “Estamos com 20 anos de estrada, sempre levando essa mensagem de preservação do meio ambiente em todas as atividades que desenvolvemos nas escolas que contam com projetos do IBS, e sabemos sobre a importância de se debater mais sobre o assunto, seja com a população ou com nossos representantes, por isso, preparamos um material que mostra ações práticas, fáceis e que possuem viabilidade de ser replicado, sem precisar de grandes recursos”, ressalta Luis.

Durante o 5º Seminário de Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Presidente do IBS, Luis Salvatore, esteve como mediador da Mesa “Como fazer a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, que contou com a participação  do Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; o Secretário Adjunto das Cidades do Ceará, Marcílio Gomes; da Diretora Presidente da Rede de Catadores de Resíduos Sólidos de Recicláveis do Estado do Ceará, Lilian Teixeira; do Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner e do Responsável pela Área de Novas Oportunidades em Sustentabilidade da Enel e Gestor do Programa Ecoenel, Adailton Arruda. Na ocasião, o Kit – Práticas de Educação Ambiental, que será utilizado no curso, foi entregue também para o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno e foi utilizado no minicurso de educação ambiental.

 

SERVIÇO

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – IBS

Data: 28 e 29 de maio

Horário: 18h às 22h

Local: Sede da Secretaria do Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares