Mês de junho: oportunidades criativas em Educação Ambiental

Outras notícias

NotíciasMês de junho: oportunidades criativas em Educação Ambiental

O mês de junho é recheado de datas comemorativas relacionadas a questões ambientais, como o Dia Nacional da Educação Ambiental (03), Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Reciclagem e Dia da Ecologia (05). Para contemplar todas elas na escola, nada melhor do que aplicar os conceitos de Educação Ambiental na prática! 

Por isso, apresentamos aqui algumas sugestões de atividades criativas e conscientizadoras que ampliam os conhecimentos necessários à formação de cidadãos mais atentos à preservação do meio ambiente e à importância de praticar e disseminar os 5 erres: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Todas as atividades a seguir podem ser realizadas com o reaproveitamento de materiais descartáveis, uma atitude econômica para a escola e pedagógica para os estudantes. 

Retirados do meio ambiente, os materiais reaproveitáveis têm características que podem auxiliar na execução de várias atividades criativas em várias disciplinas e áreas transversais do IBS, além de ampliar sua vida útil e diminuir o descarte. 

Decorar com papel 

O papel é o material que mais rápido se degrada na natureza, de 3 a 6 meses. Mas não por isso, vamos desperdiçá-lo! É um material versátil, maleável, mas que também se encontra em versões mais rígidas, como o papelão de caixa. Pintado e impermeabilizado, dura muitos anos! Pode ser utilizado em festividades escolares e até mesmo na geração de renda.  

Plástico: mil e uma utilidades 

O plástico demora mais de 400 anos para se degradar. Porém, é mais resistente e pode dar vida a objetos mais duradouros! Ainda há muito o que criar com potes e garrafas plásticas, mas temos aqui alguns exemplos de reaproveitamento realizados por alunos dos cursos EaD de Oficinas Criativas e Teatro de Bonecos do IBS. 

Alumínio e moda 

Muito resistente também, o alumínio demora mais de 200 anos para se degradar. O alumínio tem sido muito aproveitado em peças criativas ligadas ao mundo da moda, como os acessórios! Uma ótima oportunidade de convidar familiares e demais membros da comunidade para compartilhar seus saberes e fazeres na escola! 

Retalhos do mundo, uni-vos! 

Tecidos demoram de 6 meses a 1 ano para se degradar no meio ambiente. Os retalhos valem ouro nas mãos criativas que temos no Brasil! Uma grande variedade de peças é feita com o uso de retalhos. Crianças podem se divertir criando com retalhos que oferecem cores, estampas e texturas diferentes. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares