Irecê e IBS: 11 anos de uma parceria que transforma vidas pela educação

Outras notícias

NotíciasIrecê e IBS: 11 anos de uma parceria que transforma vidas pela...

Fosse uma pessoa, o município de Irecê, localizado em região próxima à Chapada Diamantina, na Bahia, seria descrito como um amigo do peito de todos no Instituto Brasil Solidário (IBS). Afinal, são 11 anos de relacionamento entre a instituição e o município, período marcado por histórias de superação e conquistas. 

Por meio de oficinas presenciais realizadas em parceria com a gestão municipal de Educação de Irecê, com visitas às escolas do município e cursos para educadores e alunos, criou-se um laço raro de carinho e amizade. Com o advento das formações de Ensino a Distância (EaD) oferecidas pelo IBS desde 2020, nada mudou, uma vez que professores de Irecê estão sempre entre os inscritos para os cursos ministrados, de Educação Financeira à Ambiental, passando por Incentivo à Leitura ou Arte. 

O educador que melhor simboliza essa união “de alma” entre IBS e Irecê é Jefferson Maciel, que também atua como radialista e fotógrafo no município. Jef, como é carinhosamente conhecido, já cursou diversas oficinas e formações oferecidas pelo Instituto, e há anos passou a ser um parceiro, ministrando oficinas de Educomunicação em diversas ações que o IBS organiza pelo Brasil 

“O IBS chegou a Irecê em novembro de 2011 para realizar um belíssimo trabalho no bairro São Francisco, que então era conhecido por ser uma comunidade violenta”, lembra o professor Jefferson. “Com as oficinas trazidas pelo Instituto, além dos acervos literários, a construção de hortas e demais ações de meio ambiente começaram a mudar a história de todo o bairro. E as sementes trazidas pelo IBS nunca mais pararam de germinar por todo município de Irecê.”        > 

Histórias transformadas 

Além de sua própria trajetória, Jefferson Maciel enumera outros jovens de Irecê que tiveram a vida transformada pelas oficinas do IBS. “Foram organizadas várias rádios escolares, nas quais jovens como Jorge Gabriel, Kauã Barros e Erick Silva, começaram a se desenvolver e hoje trabalham profissionalmente em rádios comunitárias. Isso sem falar em ações na área de Meio Ambiente e da Arte, especialmente o teatro.” 

O educador Nelson Rodriques da Cruz Júnior é outro parceiro de primeira hora do IBS em Irecê. Hoje coordenador do Núcleo de Tecnologia da Educação da SME, o professor Nelson destaca o senso de responsabilidade do Instituto e da Educação ireceense ao darem continuidade à parceria independentemente da administração política da vez. “Um dos grandes valores do IBS é a manutenção da colaboração com o município, mesmo com correntes políticas diferentes atuando na cidade. Acredito que esse seja o grande legado deixado para transformar a Educação do município”, explica. “As oficinas que o IBS promoveu presencialmente em Irecê nos deram um grande aporte para ampliar nosso conhecimento por meio dessas linguagens, como rádio e fotografia, e o apreço de professores e jovens pela leitura.” 

Agnaldo Freitas, secretário municipal da Educação de Irecê, demonstra muita gratidão pela parceria. “O IBS chegou para atuar em escolas que estavam estigmatizadas pelos problemas das comunidades onde estavam inseridas. E o trabalho realizado por meio da criação de bibliotecas, de oficinas de comunicação, meio ambiente e arte, deixou um grande legado para essas escolas. Até hoje sentimos e damos prosseguimento às transformações, iniciadas por um trabalho muito forte, que resgatou a autoestima da comunidade, dos alunos e dos educadores”, recorda o secretário. “Sabemos que é uma parceria que segue se firmando com mais ações, e nos sentimos muito felizes por ter o IBS sempre ao nosso lado aqui em Irecê”. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares