Instituto Brasil Solidário faz doação de uma prensa para o Programa de Coleta Seletiva de Nova Russas (CE)

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário faz doação de uma prensa para o Programa de...

Mais um projeto importante em prol da sustentabilidade e o Instituto Brasil Solidário entra como parceiro e apoiador dessa iniciativa!

A Prefeitura de Nova Russas, que chega como mais um parceiro IBS nas ações de educação ambiental, está mobilizando uma nova campanha de Coleta Seletiva em toda a região, unindo o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Associação de Catadores – RECINOVAR e até as escolas, seguindo a mesma proposta do Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, que também já faz parte das ações do município.

Em apoio a esse passo importante para os cuidados com o meio ambiente junto a toda a comunidade, o Instituto Brasil Solidário, fez a doação de uma prensa em sistema de comodato para auxiliar o trabalho realizado na Associação de Catadores do município. Segundo Márcia Andrade, Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos da Região dos Sertões de Crateús, que está na articulação do projeto, a parceria com o IBS chega fortalecendo o trabalho voltado ao cumprimento das políticas de resíduos sólidos, além da inclusão social e educação ambiental.

“Aqui em Nova Russas, nós já estamos com a proposta de consolidar o Projeto LEVE assim que retornarem as aulas nas escolas, e as ações do IBS tem ajudado em vários pontos dessa iniciativa, nós tivemos um intercâmbio de conhecimento entre os catadores de Nova Russas e os de Crateús, que há 8 anos já promovem um trabalho continuado de mobilização da coleta seletiva, seguindo esse mesmo modelo das ações do LEVE/IBS realizado no município”, ressaltou.

O lançamento do Programa de Coleta Seletiva de Nova Russas, realizado nesta quinta, dia 13 de agosto, levou para a comunidade uma ação prática com material educativo, a adaptação de um caminhão já passando pelos bairros beneficiários, além da preparação do espaço de armazenamento dos recicláveis.

A consolidação do projeto veio após várias ações iniciadas durante todo o ano, envolvendo desde o cadastro e acompanhamento de perto do trabalho dos catadores de recicláveis do município, até ações sociais e de assistência básica para as famílias, com campanhas de educação ambiental, capacitações de associativismo, formalização da associação e apoio com EPIs (Equipamentos de Segurança Individual).

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares