Instituto Brasil Solidário comemora números do Projeto 30 Minutos pela Leitura

Outras notícias

NotíciasReleasesInstituto Brasil Solidário comemora números do Projeto 30 Minutos pela Leitura

Ação que fortalece campanhas da Unesco voltadas à Educação para desenvolvimento social atinge mais de 15 municípios brasileiros

30MinutosemNatal

A poucos dias de mais uma grande viagem social, os profissionais do Instituto Brasil Solidário, responsáveis pelo programa Amigos do Planeta na Escola, comemoram o sucesso do Projeto 30 Minutos pela Leitura.

Criado em agosto deste ano, o projeto propõe às escolas públicas já trabalhadas pelo programa, que é patrocinado pela Casas Bahia, a reservarem meia hora de seus períodos para a leitura. “Uma vez por mês realizamos uma mobilização entre as escolas a favor de práticas que valorizem o prazer em ler. No horário que marcamos essas instituições realizam ao mesmo tempo, e em todo o Brasil, atividades que implementamos em nossas visitas presenciais anteriores, como árvore literária, contação de histórias, teatros, varal de poesias, entre outros”, contou Luis Salvatore, presidente do IBS.

Até o momento foram realizadas duas ações integradas: em 22 de agosto e 19 de setembro. E sempre no mesmo horário: das 10h às 10h30 e das 16h às 16h30. A divulgação é feita nas redes sociais, mas para mostrar como executaram suas atividades as escolas dispõem de um blog para este fim, onde compartilham suas informações: www.brasilsolidario.org.br/blog.

Sucesso
Os números comprovam a forte aceitação das escolas envolvidas. No mês de agosto, início do projeto, foram contabilizadas 9.171 pessoas. Já em setembro a adesão mais que dobrou, saltando para 19. 539 participantes. Dessa forma, totalizando os números dos dois dias, 75 escolas de 16 municípios distintos fizeram parte do projeto, conquistando 28.710 pessoas.

“Com estes resultados alcançados acreditamos que no ano que vem a ideia seja incorporada semanalmente nessas escolas ao lado de políticas públicas,  ou seja, a influência sobre leis municipais de ensino que garantam que o projeto aconteça em 100% da rede local de ensino”, conclui Salvatore.

O trabalho desenvolvido pelo projeto está em total conformidade com as metas de Educação para Todos, da UNESCO, auxiliando o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países.

Sobre o Amigos do Planeta na Escola
Em sua primeira edição, nos anos de 2009 e 2010, o projeto visitou dez cidades brasileiras. Ao todo, 650 mil pessoas foram beneficiadas com a instalação de bibliotecas, atendimento médico, oficinas de arte e várias outras frentes de trabalho. Apenas em 2011, foram montadas três bibliotecas escolares com doação de 4.500 livros, além da distribuição de kits escolares para 2.205 alunos. A ideia do projeto é atuar em várias vertentes de educação, desde a implantação de bibliotecas e atividades de educação até a plantação de árvores, coleta seletiva e reciclagem de lixo, passando por palestras e atendimentos voltados à saúde bucal.

Sobre o Instituto Brasil Solidário 

O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).  Fundado pelos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore, a entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

Mantenedor: Amigos do Planeta na Escola– Casas Bahia

Co-patrocínio: Palmeirinha Ação Social

Apoio/doações: Casas Bahia, Olsen, Cristófoli,  Colgate, Condor, Artfix, Instancolor, Cine Sertões, Fundação Itaú Social, Fundação DPaschoal, Editora DCL, Fundação Volkswagen, Editora Abril, Editora Melhoramentos, Credeal,  Mundo Mirim e Embalagens Jaguaré.

Apoio logístico: Collection Motors, Tegma Logística e Mitsubishi Motors.

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 /(11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares