Câmara de Comércio Brasil -EUA premia Instituto Brasil Solidário por suas ações sociais em Educação

Outras notícias

NotíciasCâmara de Comércio Brasil -EUA premia Instituto Brasil Solidário por suas ações...

“O Instituto Brasil Solidário, que atua com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, com iniciativas fomentadas nas 5 regiões do Brasil, foi escolhido para receber a premiação na categoria Responsabilidade Social 2019”

Em reconhecimento a histórica atuação em âmbito social e educacional no Brasil, com mais de 20 anos promovendo projetos sociais em escolas das 5 regiões do país, o Instituto Brasil Solidário, foi escolhido pela Câmara de Comércio Brasil – EUA, para receber o Prêmio destaque de Responsabilidade Social 2019.

A homenagem foi concedida a organização brasileira, após um processo criterioso, envolvendo instituições e líderes globais, sendo entregue ao Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, na noite do dia 14 de maio, na tradicional noite de gala “Pessoa do Ano”, promovida pela BrazilCham – Brazilian American Chamber Of Commerce, no Hotel New York Marriott Marquis, em Nova Iorque, EUA.

O momento marcou também a celebração do 50º ano da BrazilCham, voltada à promoção do comércio, investimentos e laços culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, contando com o apoio de importantes instituições do mercado financeiro, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Bradesco, BTG Pactual, Itaú BBA, e Safra, além de instituições estrangeiras como Santander, HSBC, UBS, Citigroup, Credit Suisse e Bank of America Merrill Lynch.

Para o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o reconhecimento conquistado a partir das ações fomentadas nas escolas em todo o Brasil é fruto de um trabalho construído de forma coletiva, buscando soluções inovadoras, mas simples, abrindo caminho para grandes oportunidades através da educação.

“Nós acreditamos no poder de conexão entre as pessoas. O desenvolvimento que antes sonhamos e realizamos é resultado desse amplo processo que envolve diferentes histórias e opiniões, com impactos deixados em praticamente duas décadas, quase duas mil escolas em 180 municípios diretamente e 4 milhões de alunos.  As respostas que o Brasil precisa para um salto no seu desenvolvimento social, educacional e econômico, são muito mais simples do que a maioria das pessoas pensam, as melhores ideias estão ao alcance de todos, e tudo o que precisamos é de disposição para colocá-las em prática”, ressalta.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação em todas as regiões brasileiras com ênfase maior no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade no ensino público, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Os programas desenvolvidos pelo Instituto Brasil Solidário, permitem à comunidade agir com autonomia e multiplicar as ações vivenciadas em eixos relevantes para seu desenvolvimento, como: incentivo à leitura, educação ambiental, educomunicação, saúde, valorização da arte e cultura local, educação financeira e geração de renda.

Todas as atividades são levadas para dentro do espaço escolar e da comunidade, estimulando educadores e alunos em sala de aula e incentivando variadas práticas pedagógicas, até que essas práticas sejam incorporadas às políticas públicas locais.

Com resultados comprovados de curto, médio e longo prazo, inclusive aumentos significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima da média nacional, as ações e método buscam instruir e favorecer a formação de um novo cidadão brasileiro por meio do comprometimento, da inovação e principalmente da mudança de atitude com autoestima e criatividade.

O Instituto acredita que a escola, além de instruir dentro dos conteúdos do currículo tradicional também é responsável por proporcionar uma formação para a vida, por este motivo deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões, envolvendo alunos, professores, comunidade e município num processo comum de ensino-aprendizagem que respeite os saberes de cada um, a cultura e os valores locais.

Com ações multiplicadas em 21 Estados em todo o Brasil, o Instituto Brasil Solidário, recebeu em 2018 a maior premiação do terceiro setor brasileiro, promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, sendo reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas diretamente, 160 mil alunos beneficiados anualmente e 16.122 professores capacitados em formação. São mais de 180 municípios impactados com alguma das ações do Instituto em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares