Anjos da Leitura de Catalão (GO) mobilizam ações literárias em toda a rede

Outras notícias

NotíciasAnjos da Leitura de Catalão (GO) mobilizam ações literárias em toda a...

Mais um mês de muito engajamento das escolas de Catalão (GO) nas atividades literárias, com os Anjos da Leitura promovendo várias iniciativas dinâmicas e criativas de mediação com os alunos, envolvendo ações continuadas de interação nos espaços de leitura e práticas de aproximação dos alunos com o acervo doado nas escolas, a partir da parceria IBS com a John Deere. Veja abaixo algumas dessas mobilizações. 

Piquenique Literário na EM Santa Inês 

As crianças da EM Santa Inês tiveram um dia de atividade literária com um piquenique em espaço aberto no pátio da escola, com direito a leitura compartilhada e muita exploração do acervo da biblioteca. Os educadores prepararam uma moldura para tornar o momento ainda mais lúdico e atrativo, onde eram apresentados trechos dos livros, chamando a atenção da turma como se estivesse acompanhando e interagindo numa contação pela TV. 

 

 

Leitura de contos populares 

Uma atividade com muita arte, leitura e valorização cultural ocorreu na EM Gleice Martins do Nascimento. A proposta de leitura foi trabalhada durante toda a semana com a turma do 4º ano, envolvendo rodas de conversa, poesia, e até contos de lendas locais, ressaltando aspectos culturais da cidade. “Aproveitando as habilidades da BNCC e a aproximação do dia do folclore brasileiro, trabalhei com a turma dois contos/lendas populares da cidade. Depois os alunos fizeram ilustrações, poemas e desbravamentos das obras”, contou a educadora Lawanny Cristina. 

Contação de história na EM José Sebba 

Na EM José Sebba virou tradição os alunos aguardarem pelo momento da roda de leitura na biblioteca. Segundo a educadora Vivian Rodrigues, as atividades de leitura têm se fortalecido com ações continuadas de mediação com os alunos, incluindo o momento de contação de história de um livro e, logo depois, a turma escolhe sua obra preferida para ler em casa. “Sempre conto uma história que separo com antecedência e com muito cuidado. Depois deixo que leiam o que escolherem. Outras vezes escolhem e levam pra casa. A maioria nem pisca. Deixo que fiquem livres para entender e se deliciar com aquilo que ouvem”, destacou. 

Dia do Livro com Monteiro Lobato 

A biblioteca da escola Caic São Francisco de Assis se transformou no Sítio do Pica-pau Amarelo, com direito a Dona Benta e o Monteiro Lobato recebendo os alunos no espaço literário, para um momento especial de comemoração ao Dia do Livro. A educadora Wilma Martins conta que se caracterizou e preparou toda a sala, para que os alunos mergulhassem na atividade, com toda a ambientação e ludicidade das obras do autor. Em sala eu fiz uma fala com as crianças sobre Monteiro Lobato e depois toda caracterizada dos personagens do sítio, recebemos os alunos na biblioteca, onde puderam conhecer as obras”, enfatizou. 

Produção de aventais e sacolas literárias 

Arte, leitura e sustentabilidade nas ações de leitura da EM Lázaro Marra! Além das atividades de mediação com o acervo da biblioteca, os educadores têm produzido aventais e sacolas viajantes para as crianças, com o objetivo de estimular a leitura. “Os aventais apresentam personagens que coincidem com as histórias contadas pelos professores, tornando a leitura cativante. As sacolas, por sua vez, facilitam o transporte dos livros e promovem a responsabilidade das crianças”, ressalta a educadora Darilene. 

 

Mediação ao ar livre na CMEI Alba Mathias 

Na CMEI Alba Mathias, a turminha do Jardim I aproveitou os espaços verdes da escola para se deleitar no universo literário. As crianças puderem se aconchegar na sombra das árvores para apreciar os livros e ainda tiveram um momento de contação com fantoches dando vida a história dos “Três Porquinhos”. Foi aproveitado o espaço verde da escola para espalhar livros, tapetes e almofadas. “As crianças mostraram entusiasmo ao explorar o ambiente cheio de livros e letras”, destacou a educadora Mara Silvia. 

 

 

Contação de história com interação 

As atividades de leitura na CMEI Francisco Clementino San Tiago Dantas são frequentes, com ações continuadas que acontecem pelo menos três vezes na semana. Segundo a educadora Hélia Cristina, a contação com o livro ‘Até as princesas soltam pum’, de Ilan Brenman, foi um momento de muita diversão que os alunos se soltaram no debate da leitura.Quando falei do livro secreto das princesas (comecei a falar baixinho…) como no livro e eles ficaram muito curiosos para saber se era verdade que as princesas soltavam pum mesmo, e a cada descoberta era uma gargalhada”, destacou. 

Contação com avental literário interativo 

Na EM Pedro Netto Paranhos, a contação de história se desenvolve com interação direta dos alunos! A educadora Iris Cacilda de Souza, produziu um avental literário com espaço para colagem dos personagens, de forma que a turma pode mudar a ordem dos fatos e interagir na história. “À medida que a história vai acontecendo, os personagens são colados no avental. As crianças amam pegar os bonequinhos, mudar a ordem dos fatos”, conta. Na mesma escola, a educadora Geralda Rosa tem feito um planejamento das atividades de leitura com sequências semanais e bimestrais com a turma do 5º ano. “Toda quinta-feira levo meus alunos para a sala de leitura, escolho um livro, faço a leitura e discutimos as partes que mais gostaram”, explica. 

Varal literário na EM Patotinha 

Inspirada na proposta do “Mar de Livros” das atividades de leitura do IBS, a educadora Kenia Camilo, preparou um varal literário, que tomou toda a sala de aula, com um acervo variado, incluindo gibis e histórias folclóricas para a turma se encantar e conhecer de perto o acervo da Escola Municipal Patotinha. “Fiz um momento de leitura do livro Festa no céu. Entreguei alguns exemplares pra eles dividirem com os colegas e acompanharem a leitura e todo mundo participou”, ressaltou. 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares