Amigos do Planeta na Escola entrega tablets com conteúdo digital para escolas públicas no interior da Bahia

Outras notícias

NotíciasReleasesAmigos do Planeta na Escola entrega tablets com conteúdo digital para escolas...

tabletProjeto auxilia educadores com tecnologia desenvolvida para a educação e dá continuidade ao programa que já impactou 60 mil pessoas em Irecê (BA)

O Instituto Brasil Solidário (IBS) acaba de firmar mais uma importante parceria na área de Educação. A Evobooks, editora digital que desenvolve conteúdo interativo, passa a fornecer ao Instituto softwares educacionais, que estão sendo instalados em tablets para uso em sala de aula. A inovação será implementada pelo projeto Amigos do Planeta na Escola nas escolas públicas de Irecê, município localizado no interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina, e que já recebeu outras atividades do programa em anos anteriores. O projeto é uma parceria do IBS, Casas Bahia e Palmeirinha Ação Social.

“Nossa proposta é auxiliar os educadores com as novas tecnologias que permitam maior percepção de assuntos abordados nas escolas. Com isso contribuímos não só com o educador, que passa a ter ferramentas atuais de ensino em suas mãos, mas com as formas de se abordar o conteúdo curricular ao aluno atual, cada vez mais tecnológico.”, explica Luis Salvatore, coordenador de projetos do IBS.

A primeira cidade a receber os tablets, fornecidos pela Pearson Education, e os softwares educacionais será Irecê. O coordenador pedagógico da Escola Municipal Luis Viana Filho, Jefferson Maciel Teixeira, veio especialmente para a cidade de São Paulo, em janeiro, participar de treinamento com os novos programas educativos e aprovou. “É muito fácil e simples utilizar os softwares. Além disso, é possível, a partir desse novo conteúdo, visualizar coisas que os livros didáticos não têm, como a interação em 3D. Tenho certeza que vai agregar muito em sala de aula”, afirma.

O coordenador pedagógico terá a missão de implementar o novo conteúdo aos educadores do Ensino Fundamental I e II de sua região. “A princípio mostrarei as potencialidades dos novos conteúdos durante a Jornada Pedagógica, evento que reúne nossos educadores antes do ano letivo. A ideia é que o material agregue no desenvolvimento das aulas. Depois, após a implementação junto aos professores, farei acompanhamento para checar os resultados obtidos, se o nível de reprovação em determinadas matérias, por exemplo, diminuiu”, acrescenta.

Tecnologia na escola – O Instituto Brasil Solidário, a partir de programas educacionais que desenvolve, como o Amigos do Planeta na Escola, parceria com a Casas Bahia e a Palmeirinha Ação Social, sempre teve uma preocupação em inserir novas ferramentas de ensino, em suas ações de Educomunicação.

“Desde 2009 realizamos a rádio-escola, fornecendo todo o material e ensinando os alunos a produzir conteúdo e utilizar mais esse canal de comunicação. Também levamos a fotografia em nossos projetos desde 2004, realizando diversas oficinas do gênero. Posso afirmar que sempre temos um grande retorno das escolas públicas envolvidas, inclusive com a inserção de jovens no mercado de trabalho. Fornecer tablets com conteúdo 3D é só mais um passo que damos para atualizar  as formas de aprendizado e torná-lo mais prazeroso”, ressalta Luis Salvatore.

Esta nova atividade do Instituto Brasil Solidário vai de encontro com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que realiza o projeto Tablet Educacional. Esse projeto visa disponibilizar aos professores e alunos da rede pública do país o dispositivo móvel. “Nós já realizávamos esse trabalho com uso desta tecnologia e ficamos contentes ao percebermos que estamos no caminho certo”, conclui Salvatore.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário desenvolve projetos sustentáveis há mais de 15 anos que permitem ao beneficiado aprender a se desenvolver sozinho e a multiplicar as ações vivenciadas nas várias áreas da educação, como incentivo à leitura, educomunicação, arte e cultura, educação ambiental, saúde e empreendedorismo.

Todas as ações desenvolvidas — promovidas nos municípios escolhidos para a realização das atividades — são gratuitas e, a curto, médio e longo prazo, buscam instruir e favorecer a formação do novo cidadão por meio de comprometimento, inovação e, principalmente, do estímulo para uma mudança de atitude.
Saiba mais em
www.brasilsolidario.org.br

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 / (11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares