Alunos do Instituto Cumbuco Bom de Bola iniciam práticas de Educação Ambiental inspiradas nas ações do IBS

Outras notícias

NotíciasAlunos do Instituto Cumbuco Bom de Bola iniciam práticas de Educação Ambiental...

“Aproveitando o material doado do Kit Práticas de Educação Ambiental, as crianças do Instituto Cumbuco Bom de Bola, já iniciaram as aulas com proposta de implementar uma horta comunitária”

Uma aula em campo para falar sobre alimentação saudável, sustentabilidade e trabalho em equipe, conceitos que já fazem parte do dia a dia dos alunos do Instituto Cumbuco Bom de Bola dentro de quadra, mas desta vez, ampliando o cenário de aprendizado em contato direto com a natureza!

Coordenado pelo educador Daniel Rocha, ex-aluno das oficinas práticas IBS, o projeto iniciou uma formação continuada com as crianças atendidas pelas atividades de esporte na comunidade, para participarem de aulas semanais de educação ambiental, aproveitando o material pedagógico doado pelo Instituto Brasil Solidário, com várias propostas de reaproveitamento de materiais, reciclagem e implementação de práticas sustentáveis que podem ser realizadas em qualquer espaço na escola ou comunidade.

Segundo Daniel Rocha, as aulas estão sendo realizadas num espaço ao lado do campo onde acontecem os treinos de futsal, com a ideia de fomentar uma horta comunitária, aos cuidados de toda a equipe do projeto. Envolvendo crianças a partir de 10 anos de idade, as atividades já iniciaram contando com o apoio de um voluntário da comunidade, o Geólogo, Ítalo Aquino, que está como monitor das oficinas.

“O Instituto já trabalha com algumas iniciativas de mutirão de limpeza e ações sustentáveis com os alunos, mas ter uma formação continuada já é um sonho antigo, então com o material do Kit Práticas de Educação Ambiental do IBS e o apoio do Ítalo, que entrou como voluntário dessa iniciativa, os alunos já estão participando da oficina, conhecendo sobre as plantas nativas, a plantação de mudas e até a implementação de uma horta pra comunidade”, ressaltou.

As ações do projeto tem recebido apoio do Instituto Brasil Solidário e seus parceiros, como Palmeirinha Ação Social, não só na aquisição de equipamentos e ajuda nas campanhas solidárias durante a quarentena, mas em todo o suporte de formalização e acompanhamento das atividades na comunidade, reconhecendo o importante papel de transformação social que as ações vem fomentando com grandes resultados também no desempenho dos alunos em sala de aula.

O projeto que atende crianças e jovens da Praia do Cumbuco, envolve várias práticas esportivas sendo ofertadas de forma gratuita, atendendo desde atividades com o futebol e o futsal, até o kitesurf, junto a outras iniciativas de educação com apoio de voluntários da comunidade. Nesse período do distanciamento social, as atividades estão sendo realizadas seguindo todas as medidas de segurança e prevenção, fazendo uso das máscaras face shields, doadas pelo IBS para os educadores e alunos.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares