Mais uma escola beneficiada pelo Instituto Brasil Solidário ganha Prêmio Escola Nota 10

Outras notícias

NotíciasReleasesMais uma escola beneficiada pelo Instituto Brasil Solidário ganha Prêmio Escola Nota...

educacaoGoverno do Ceará reconhece melhorias em colégio público que recebeu as atividades gratuitas do programa social

Desde 2009 o Governo do Estado do Ceará premia escolas públicas da região por seus esforços em prol da alfabetização. Nesse mesmo ano teve início mais um ciclo de trabalhos do PDSE, o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, iniciativa do Instituto Brasil Solidário e parceiros, no município de Crateús, sertão do Ceará.

O resultado foi rápido. Logo no ano seguinte, a Escola de Cidadania Santa Rosa, localizada na cidade de Crateús, foi contemplada com o Prêmio Escola Nota 10, ficando em oitavo lugar em seu Estado. Com o trabalho do programa, a escola havia recebido uma biblioteca, rádio escolar, projetos de contação de história, entre outros programas de formação continuada para educadores, coordenadores pedagógicos, alunos e gestores públicos. Ao perceber a motivação de professores e alunos com as atividades, a Prefeitura local e a Secretaria de Educação também ajudaram construindo o espaço físico da biblioteca comunitária e escolar, que não havia até a interferência dos projetos de leitura e doação de material.

Novamente, em 2014, outras duas instituições de ensino, ambas beneficiadas pelo Instituto Brasil Solidário, foram reconhecidas pelo “Prêmio Escola Nota 10”, as Escolas de Santo Antônio e Venceslau Pereira Damasceno, localizadas em Tamboril, município vizinho a Crateús e que compõem o pólo de desenvolvimento territorial do PDSE.

Segundo o diretor da escola Santo Antonio do Açudinho, comunidade rural e isolada escolhida para as ações no ano de 2011, Pedro Alves de Sousa, as atividades de incentivo à leitura implementadas, como a Maratona de Leitura, já estão em sua quarta edição. “Está sendo um sucesso. Na última Maratona, por exemplo, tivemos mais de mil leitores em apenas dois meses na biblioteca”, afirmou. Antes da atuação do Instituto, a escola era desacreditada pelos próprios educadores.

“Estamos falando de uma escola da zona rural esquecida até o ano de 2011, quando chegamos a região. É com imensa alegria e sensação de dever cumprido que recebemos a notícia de que mais estas duas escolas que receberam nossos projetos estão sendo reconhecidas mais uma vez pelas suas melhorias no Estado. Isso comprova a efetividade das ações e a sustentabilidade dos trabalhos levados pelo programa, mostrando a força do interior para todo o país”, analisou Luis Salvatore, diretor-presidente do Instituto Brasil Solidário.

O município de Tamboril recebeu o Programa, entre os anos de 2011 a 2013. Além de bibliotecas completas, ambas as escolas receberam formação continuada nas áreas de incentivo à leitura, educação ambiental, educomunicação, artes, cultura e saúde. No Programa de Desenvolvimento Sustentável da escola – PDSE, ministrado pelo Instituto, são levados benefícios a partir de uma tecnologia social que trabalha com temas interdisciplinares. Isso proporciona uma rede de educadores transformadores, acesso material, metas em projetos a serem realizados em conjunto com a educação formal, além de influência direta em políticas públicas.

“A maratona de leitura hoje está dentro do projeto pedagógico do município inteiro, sendo assim, todas as escolas da rede estão desenvolvendo projetos como este que foram trazidos pelo programa, em 2011. Já o Projeto 30 Minutos pela Leitura/IBS, que traz benefícios diários ao incentivo à leitura em escolas e comunidades, está sendo adaptado para Projeto de Lei e será encaminhado para votação a partir da primeira semana de Junho”, declarou Maria das Graças Medeiros (Sec. de Educação do Município de Tamboril/CE)

Sobre o Instituto Brasil Solidário 

O Instituto Brasil Solidário desenvolve projetos sustentáveis há mais de 15 anos que permitem ao beneficiado aprender a se desenvolver sozinho e a multiplicar as ações vivenciadas nas várias áreas da educação, como incentivo à leitura, educomunicação, arte e cultura, educação ambiental, saúde e empreendedorismo.

Todas as ações desenvolvidas — promovidas nos municípios escolhidos para a realização das atividades — são gratuitas e, a curto, médio e longo prazo, buscam instruir e favorecer a formação do novo cidadão por meio de comprometimento, inovação e, principalmente, do estímulo para uma mudança de atitude.

Saiba mais em www.brasilsolidario.org.br

 

Assista o último vídeo das ações presenciais:

http://www.youtube.com/watch?v=v9QKyDEHzhA&list=UUA-YZkBRmm0iFav0_W7a2bw

 

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 / (11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares