Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar

Jornal Tribuna da Bahia – BA

Publicação: Jornal Tribuna da Bahia – BA
Data: 17/03/2011
Clique aqui para abrir o link no site de origem.



Texto da Publicação:

Projeto Amigos do Planeta na Escola apresenta resultados

As dez cidades beneficiadas pelo programa educacional Amigos do Planeta na Escola, mantido pela Casas Bahia, terão, na próxima semana, uma oportunidade para trocar experiências e demonstrar os resultados alcançados em dois anos do projeto.

Entre os dias 21 e 25 de março, os responsáveis pela condução das atividades realizarão o I Encontro Amigos do Planeta na Escola, na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA).

As ações fazem partem do investimento social do programa de reciclagem e conscientização ambiental da Casas Bahia em conjunto com o Instituto Brasil Solidário (IBS).

O foco é o atendimento a crianças e suas familias em dez cidades do Nordeste fornecendo orientação e assistência nas áreas de saúde, meio ambiente, nutrição, inclusão digital, educação, arte e cultura.

As comunidades beneficiadas pertencem aos municípios de Iraquara e Bendegó (BA); Crateús (CE); Jaíba (MG); São Raimundo Nonato (PI); Balsas (MA); Cabaceiras (PB); Poço Redondo (SE); Poço das Trincheiras (AL); e Manari (PE).

Para fomentar a discussão das melhorias e das novas diretrizes propostas para o projeto, coordenadores das atividades nos dez municípios vão se reunir pela primeira vez no evento.

“Cada cidade fará um vídeo e uma apresentação detalhada sobre o impacto das  atividades desenvolvidas pelo projeto em sua  comunidade e quais mudanças e soluções devem ser aprimoradas para modificar ainda mais e de forma positiva a realidade de vida de cada um dos municípios envolvidos no programa”, explica  Luis Eduardo Salvatore, presidente do IBS.

O I Encontro Amigos do Planeta na Escola vai contar ainda com a presença de alguns dos profissionais do IBS, que atuaram diretamente nessas iniciativas educacionais e trarão, para o evento, workshops de leitura e teatro.

Resultados

Em dois anos, mais 660 mil pessoas e mais de 60 escolas foram beneficiadas pelo Programa Amigos do Planeta na Escola. Uma das colaborações mais significativas do projeto foi a criação de duas leis municipais na cidade de Iraquara, no interior da Bahia: uma institui  o Dia Municipal da Leitura, a ser comemorado na última quinta-feira do mês de outubro e, outra garante a prática de esportes nas escolas municipais.

A cidade de Cabaceiras, na Paraíba, também foi favorecida pelo programa. Sob influência do Amigos do Planeta na Escola, as escolas municipais obtiveram uma melhoria no ensino da disciplina de Educação Física, já que a Secretaria Municipal de Educação ampliou a quantidade de aulas e de equipes esportivas. Além disso, os três maiores colégios do município passaram a receber acompanhamento mensal de profissionais de saúde.

Os números do programa se traduzem em ganhos para os estudantes. As bibliotecas escolares receberam mais de 126 mil livros; 183 oficinas de arte educação ganharam espaço nas atividades extra curriculares e 1.800 professores foram capacitados pelo programa.

As cidades também receberam, juntamente com o apoio à educação, estímulo para o desenvolvimento de áreas prioritárias para comunidades tão distantes dos centros urbanos como saúde e meio ambiente. Exemplo dessa força tarefa foram a distribuição de óculos de grau para as crianças, atendimento médico e dentário para os estudantes e suas famílias, montagem de hortas comunitárias, escovódromos, programas de coleta e reciclagem de lixo e a construção de caixas de reutilização de água para servir ao consumo das escolas.

As atividades extra escolares, por sua vez, contaram para a sua realização, com a doação de equipamentos à primeira vista distantes da realidade das crianças do sertão nordestino como máquinas fotográficas, computadores, filmadoras, aparelhos para transmissão de programas de rádio e para a elaboração de jornais impressos.



  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.