Educadores da rede pública de ensino de Sobral recebem Formação em Mediação de Leitura promovida pelo Instituto Brasil Solidário

Outras notícias

NotíciasReleasesEducadores da rede pública de ensino de Sobral recebem Formação em Mediação...

“Contando com participação de educadores de todas as escolas da rede pública de ensino de Sobral, a formação acontece entre os dias 13 e 15 de março, incluindo doação de acervo para os projetos de incentivo à leitura da região”

Abrindo as atividades, deste ano, do Plano Bienal do Instituto Brasil Solidário, o município de Sobral, recebe nos próximos dias 13 a 15 de março, no espaço da Brinquedoteca Municipal, uma formação em mediação de leitura e contação de histórias, com atividades ofertadas de forma gratuita para os educadores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários das escolas da rede pública de ensino de toda a região.

O projeto, que tem a proposta de percorrer 21 municípios em todo o Nordeste, levando oficinas de arte, cultura e incentivo à leitura, chega ao município de Sobral, com uma capacitação que envolve desde técnicas de manutenção de acervo, até atividades práticas, lúdicas e criativas que podem ser realizadas não só em sala de aula, mas ocupando todos os espaços da escola, além da própria biblioteca.

A iniciativa está sendo promovida contando com a parceria da Secretaria de Educação de Sobral, que em diálogo com o Instituto Brasil Solidário, deu a oportunidade de levarmos esse e outros projetos gratuitos para os professores do município. Para a formação em mediação de leitura, as vagas já estão abertas e as inscrições podem ser feitas em contato direto com a Secretaria de Educação, ou através do e-mail: [email protected]

Com o intuito de possibilitar a continuidade das atividades que serão apresentadas em formação e formar um grupo de multiplicação local, o Instituto, junto com a oficina, estará doando para as escolas do município um baú literário, com um rico acervo de 100 livros de gêneros variados, que também estarão como parte do conteúdo da formação.

Durante os três dias de oficina, os participantes irão se debruçar no universo literário, incluindo obras da literatura infanto-juvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional, até a poesia, que pode ser trabalhada também com a turma do fundamental II e ensino médio.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o projeto chega a um município que possui forte comprometimento com as ações em educação, abrindo muitas oportunidades para o engajamento das atividades em todo o território e até com possibilidade de outras ações e projetos para os educadores da região.

“Estamos muito felizes de promover essas ações em Sobral, pois sabemos da dedicação e do engajamento dos educadores da região, por isso, estamos levando uma proposta com atividades práticas, para além da parte teórica. Eles vão conhecer técnicas de catalogação, de contação de histórias e de mediação de leitura com uso de materiais alternativos, que podem ser realizadas de forma interdisciplinar nas escolas e podem contribuir mais ainda com os bons indicadores já existentes no município”, ressalta Luis.

O projeto, financiado com recursos incentivados pela Lei Rouanet, percorrerá somente em 2019, várias cidades do Brasil em diferentes Estados como Bahia, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí.

As atividades de incentivo à leitura fazem parte dos eixos de atuação do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) promovido pelo Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Palmeirinha Ação Social, Bayer, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

Com ações multiplicadas em escolas das 5 regiões do Brasil, o Instituto Brasil Solidário, recebeu em 2018 a maior premiação do terceiro setor brasileiro, promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, sendo reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Ao longo dos seus 20 anos de trajetória, com projetos voltados para a educação de qualidade no ensino público, foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente, 270 bibliotecas montadas e 16.122 professores capacitados em formações presenciais. São mais de 170 municípios impactados com ações do Instituto em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação!

O trabalho do IBS tem colaborado, entre diversos ganhos em políticas públicas, para elevar os índices de desenvolvimento educacional em cidades do Nordeste, e somado esforços às redes de ensino municipais de mais de 176 municípios, muitos deles tendo crescimento da nota do IDEB, com alcance ou superação da meta. Há dois anos a nova sede administrativa está localizada na região metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará, com intuito de alcançar projetos com maior impacto e escala (pela proximidade do público alvo no Norte e Nordeste principalmente).

 

SERVIÇO

Oficina de Mediação à Leitura

Data: 13 a 15 de março

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 16h

Local: Brinquedoteca do Município de Sobral.

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares