Anjos da Leitura de Catalão (GO) promovem prática literária e apresentação do Acervo IBS

Outras notícias

NotíciasReleasesAnjos da Leitura de Catalão (GO) promovem prática literária e apresentação do...

Após a primeira visita do IBS ao município, a rede de educadores de Catalão (GO) já iniciou os trabalhos com Leitura. Da entrega dos livros para compor as bibliotecas escolares aos espaços preparados com todo o capricho e muita inspiração. Esse foi o cenário que começou a se formar, aproveitando o acervo doado pelo IBS, e com direito a turmas já engajadas nos projetos literários, como as barracas voltadas ao incentivo à leitura tomando conta do São João Literário da escola. 

A proposta, que chegou ao município a partir da parceria do IBS com John Deere, segue apresentando bons resultados do trabalho com o acervo de 5 mil livros distribuídos em 10 escolas do município. Os novos Anjos da Leitura, que participaram da formação realizada de forma presencial, prepararam várias atividades para apresentação do acervo aos educadores, além de momentos de prática com participação ativa dos alunos. 

Na Escola Nilza Ayres foi organizado uma exposição dos livros em fácil acesso e atividades de mediação para a turma escolher entre tantas opções de leitura. “Foi uma tarde mágica! Tivemos participação de toda a comunidade escolar. Foi preparado um momento para as crianças terem contato com os livros. Elas ficaram maravilhadas, querendo ler de imediato. 

Depois a professora Djânia e a coordenação fizeram uma atividade de mediação com a leitura dos livros escolhidos”, destacou Tânia Maria, coordenadora pedagógica da escola. 

As atividades de acolhida, incluindo a disposição dos livros em vários ambientes da escola, foi a proposta que marcou as apresentações na Escola Municipal Inês Dias da Silva, E.M.FEI João Francisco e Escola Municipal José Sebba. Com os livros em mãos, os mediadores logo proporcionaram momentos interativos para potencializar as práticas literárias na escola. 

Já na Escola Municipal Inês Dias da Silva, que atualmente não conta com um espaço da biblioteca, organizou o acervo com todo o capricho na sala de professores e tem fomentado práticas para todas as turmas da escola. “Estamos engajando todas as turmas nas atividades de leitura. A turma do 1°ano já faz uso do acervo com a mediação em sala. No 5º ano preparamos um piquenique literário. Para o 4º ano foi organizado um café literário. Estamos colocando em prática várias ideias de mediação para apresentar o acervo da escola”, destacou a educadora Thaís Borges. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares