São João Literário 2023 deixa escolas brasileiras mais coloridas

Outras notícias

NotíciasSão João Literário 2023 deixa escolas brasileiras mais coloridas

Não faltou animação, arrasta pé e principalmente, o incentivo à leitura, nas atividades do São João Literário 2023, sendo realizadas em escolas de várias regiões do Brasil! Vamos dar uma passada geral para ver o que de melhor aconteceu no São João deste ano? Aí vamos nós… 

Em Quatipuru (PA), a proposta foi mobilizada pelo município, com as escolas participando de um grande Arraiá em espaço público com muita interação da comunidade. Num evento de três dias, a programação envolveu muita dança e espaços ornamentados com barracas temáticas, que traziam as práticas trabalhadas em aula para o público presente. 

“O município trabalhou de forma unificada, envolvendo nos roteiros didáticos por meio de poesia, poema, cordel infantil, textos literários e diversos gêneros textuais. As estratégias de ensino-aprendizagem são métodos utilizados pelas escolas municipais com o objetivo de ajudar o aluno a construir seu conhecimento e valorizar a cultura Brasileira, Paraense e Quatipuruense”, destacou a educadora Lúcia Martins. 

Em Tracuateua (PA), a culminância da Escola Júlia da Silveira Gomes foi marcada por apresentações em equipe, com os alunos trazendo os gêneros literários trabalhados durante todo o semestre no projeto 30 Minutos pela Leitura. A cada mês era escolhido um gênero textual para as atividades com a turma, que pôde demonstrar todo o aprendizado adquirido. 

“Para encerrarmos o semestre, sentamos com os professores, dividimos as equipes e cada equipe ficou com um gênero para mostrar o que foi trabalhado durante essas atividades desenvolvidas no 30 Minutos pela Leitura. Foram feitos estandes, onde alunos e professores levaram os materiais pra apresentar para a comunidade, e cada equipe apresentou uma dança baseada no gênero trabalhado”, relatou a educadora Geni Soares. 

Em Bragança (PA), a EMEIF. Pedro Faustino da Silva, também trouxe para o São João Literário a importância do incentivo à leitura com valorização cultural e regional. Com o tema “A Fogueira das Palavras: O São João Literário dos Escritores Paraenses”, a turma teve a oportunidade de conhecer mais dos autores e escritores locais, ressaltando suas raízes e o trabalho de quem tem promovido a arte literária tendo como pano de fundo a própria região. 

Em Tianguá (CE), a mesma proposta de valorização da cultura local, ressaltando os escritores da região, esteve como marca registrada no São João Literário, da Francisco Nemésio Cordeiro, localizada na comunidade de Valparaíso. Com muita poesia e cordel, os alunos trabalharam com produções autorais e pesquisaram sobre os escritores do município e do estado que tem levado o fazer literário do Nordeste com projeção em todo o Brasil. 

“Nosso São Literário começou com atividades ainda em sala de aula, onde aprofundamos na vida de alguns autores cearenses. Dentre eles estava Vânia Vasconcelos, uma representante da literatura infantil da nossa região aqui da Serra da Ibiapaba. Tratamos ainda sobre o cordelista Braulio Bessa e o poeta do sertão, Patativa do Assaré, explorando suas obras, que serviu de inspiração para a produção literária de cordéis produzidos pelos alunos e professores da escola”, ressaltou a educadora Lena Rodrigues. 

Em Ubajara (CE), os pequenos entraram na dança e no ritmo do Arraiá participando das atividades literárias com muita diversão e criatividade. A Escola Maroca Perdigão teve como tema Luiz Gonzaga e envolveu toda a turma da educação infantil, com direito a ambientação dos espaços e uma programação com os alunos se soltando na dança e nas brincadeiras das barracas literárias. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares