Alunos e Educadores do IFCE, Campus Crateús, recebe palestra do Instituto Brasil Solidário com apresentação do Kit – Práticas de Educação Ambiental

Outras notícias

NotíciasAlunos e Educadores do IFCE, Campus Crateús, recebe palestra do Instituto Brasil...

Uma aula pública de Educação Ambiental com participação de mais de 100 educadores e alunos dos Cursos de Geografia e Agropecuária do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Crateús! O Instituto Brasil Solidário estará na próxima terça-feira, dia 05, às 19h, no auditório do IFCE – Crateús, com uma palestra onde será apresentada as ações didáticas e dinâmicas presentes no Kit – Práticas de Educação Ambiental, lançado pelo IBS, como um material que pode ser multiplicado de forma interdisciplinar, mas principalmente, em ações com foco na sensibilização sobre os cuidados com o meio ambiente.

A palestra surgiu de um convite do Coordenador do Curso de Geografia do IFCE/Crateús, Avelar Macedo, que já esteve como Secretário de Educação de Crateús, e acompanhou de perto o trabalho do Instituto nas escolas da rede pública de ensino do município e como as ações continuaram se fortalecendo e sendo multiplicadas entre os educadores da região.

“Eu conheço o trabalho do IBS, estive como Secretário de Educação quando o Instituto começou suas atividades nas escolas do município, então acredito que o IBS pode ajudar muito nessas práticas de Educação Ambiental, principalmente no fator conscientização, eu já tive acesso ao Kit do Instituto e acho que será muito aproveitado em nosso laboratório de ensino da Geografia que está sendo construído aqui no Campus de Crateús, será de grande apoio na pesquisa e na ação prática sobre reaproveitamento de resíduos sólidos e coleta seletiva”, ressaltou Avelar.

Segundo o Coordenador, os cursos do IFCE contam com alunos de pelo menos 8 municípios da região, contemplando um público diverso, com atuação direta na comunidade e até em Assentamentos localizados próximos ao Campus. A expectativa é de participação de cerca de 120 pessoas, que através dessa aula poderão replicar as orientações ministradas na palestra, seja como estudo em laboratório, ou mesmo promovendo atividades práticas dentro das escolas. A palestra está sendo realizada dentro da programação da XIV Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, que segue em atividade até o dia 08 de junho, em Crateús.

Através da palestra do IBS, os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo que agrega 4 sequências didáticas, 18 exemplos de práticas de Educação Ambiental e 4 cadernos temáticos, que foram divididos em temas como: Água, o líquido precioso; Energias que movem o mundo; Atmosfera, o tesouro invisível e o Sistemas de Produção que transformam o mundo. Nesse material, os estudantes e educadores encontram fundamentos teóricos e dados para aprofundar o conhecimento sobre as temáticas, proporcionando subsídios para replicar as ações desde o campo da pesquisa até atividades diretamente ligadas a reutilização de materiais que iriam para o lixo, e podem se transformar em arte, cultura e tecnologias socioambientais com instalação na própria comunidade.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o material que será apresentado permite uma visão das muitas oportunidades que estão presentes na reutilização de materiais recicláveis. “Estamos com 20 anos de estrada, sempre levando essa mensagem de preservação do meio ambiente em todas as atividades que desenvolvemos nas escolas que contam com projetos do IBS, e sabemos sobre a importância de se debater mais sobre o assunto, por isso, preparamos um material que mostra ações práticas, fáceis e que possuem viabilidade de ser replicado, sem precisar de grandes recursos”, ressalta Luis.

 

SERVIÇO

PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – IBS

Data: 05 de junho

Horário: 19h

Local: Auditório do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Crateús.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares