«

»

Dica Pedagógica IBS: Espaços e Ambiências para mediação da leitura

O que, como e onde lemos?

Você já parou para pensar qual seria o melhor lugar para ler? Em casa, na escola, na praça ou em uma biblioteca?

Cerro Cora-04Mas, o que é exatamente a mediação de leitura?
Poderíamos dizer que a mediação de leitura é a ação de promover o encontro entre o leitor e o livro para que, a partir desse encontro, haja a escuta do leitor e a conversa entre os livros, os leitores e o mediador com o propósito de que cada um dos participantes e todos juntos construam os mais diversos sentidos para o texto.

21056188_1415616738546294_8772071392336764564_o-300x224É importante entendermos que a mediação de leitura é diferente do ensino de leitura: embora ambos visem à formação do leitor e o desenvolvimento do seu letramento, a primeira tem por finalidade promover a aproximação do leitor aos textos literários ou não, para fruição, sem necessariamente ter um objetivo didático; e o segundo, quando se dá no âmbito da educação formal, tem por objetivo desenvolver a competência leitora, com objetivo didático e, em geral, com conteúdo passível de avaliação.

Cerro Cora-16Para que o letramento literário aconteça, não pode faltar o contato direto do leitor com a obra, a construção de uma comunidade de leitores, a ampliação do repertório literário e a realização de atividades sistematizadas e contínuas (COSSON, 2014, P.185-186). O letramento literário não começa nem termina na escola. Essa apropriação que fazemos dos textos literários nos acompanha durante toda a nossa trajetória vital.

57449492_2148231395284821_8742290057085321216_n

Em famílias com certa formação leitora e condições de acesso a livros, esse processo pode começar desde o nascimento da criança, que ouve histórias antes de dormir ou tem acesso a livrinhos no banho. Os pais, nesses casos, são os primeiros mediadores de leitura.
Entendemos que ser mediador requer saber falar sobre a literatura e os livros, debater os temas, conectá-los com diversas leituras possíveis, mencionar as conexões que se pode estabelecer com outros textos e outras linguagens.

Cerro Cora-17

O mediador é alguém que sabe provocar os leitores, sabe relacionar os textos literários com a vida, sabe instigar viagens imaginárias: no que diz respeito à leitura de textos literários, o trabalho do mediador precisa visar, para além da compreensão, a imaginação de outros mundos possíveis e a transformação do leitor e de sua realidade.

Cerro Cora-28Mas, o que são os espaços e ambiências para a mediação de leitura
A ambiência de leitura tem a ver com a necessidade de criar ambientes convidativos para que o leitor se sinta confortável em seu contato com a leitura. No entanto, o ambiente de leitura propício não é somente uma questão de lugar: “Também é uma questão de ter os livros que queremos, de com qual humor estamos, com quanto tempo contamos e se seremos ou não interrompidos.”
É cada vez mais comum escolas em que a mediação de leitura é planejada com cuidado, de várias maneiras:
  •  Na otimização do espaço da biblioteca escolar e realização ali de atividades de leitura;
  •  Na criação de projetos de leitura que envolvem toda a escola, como academias literárias e produção de livros com textos dos alunos;
  •  Na criação de cantinhos da leitura dentro da sala (que devem deixar os livros disponíveis para livre escolha dos alunos);
  •  Na preparação dos espaços comuns da escola com exibição de temas literários, textos, autores, temas que estão sendo lidos;
  •  Na preparação de eventos literários de homenagens a autores locais (contemporâneos ou não).
Cerro Cora-10
Para concluir
Vamos refletir com Teresa Colomer sobre o caráter solidário e socializador da mediação de leitura:
Compartilhar as obras com outras pessoas é importante porque torna possível beneficiar-se da competência dos outros para construir o sentido e obter o prazer de entender mais e melhor os livros. Também porque permite experimentar a literatura em sua dimensão socializadora, fazendo com que a pessoa se sinta parte de uma comunidade de leitores com referências e cumplicidades mútuas.
57274455_2148225475285413_4006406379165188096_n
Há muitos caminhos para promover a leitura literária na escola. 
Você já pensou em tentar também?
Então compartilhe conosco quais são as atividades literárias que vocês realizam!
Juntos Construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


cinco × = 15