«

»

Projeto Institucional de Leitura “Minha Escola lê!”

O Instituto Brasil Solidário – IBS, através das ações desenvolvidas com suas escolas parceiras em mais de 27 municípios do nosso país, apresenta o Projeto de Leitura “Minha Escola Lê!”

12705548_986604861375832_6185072138531167924_n

PROJETO DE LEITURA “Minha Escola Lê!”

1. JUSTIFICATIVA

Percebemos ao longo de mais de 16 anos de ações que cada vez mais se faz necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para a emancipação social e a promoção da cidadania.

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode, então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Neste sentido, acreditamos ser o dever de toda instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica, propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que do hábito de leitura, dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se.

Daí a nossa certeza de que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independentemente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.

Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

12744511_1047976961921268_388781082942460950_n

2. OBJETIVOS

*Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

*Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;

*Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando, enquanto processo, efetivar a leitura e a escrita;

*Estimular o desejo de novas leituras;

*Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

*Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

*Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora;

*Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras;

*Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do educando;

*Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;

*Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar, analisar, etc.

30

3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

*Apresentação do Projeto de Leitura “Minha Escola Lê!” aos envolvidos: diretores, professores, coordenadores pedagógicos, bibliotecários entre outros e acolhimento das sugestões;

*O Projeto deverá ser desenvolvido em todas as turmas simultaneamente;

*Planejamento da apresentação do Projeto aos alunos;

*Elaboração de calendário do desenvolvimento do projeto na escola;

30min_pela_leitura_20mar2013-150x150

*Implantar os 30 minutos diários de leitura na escola através de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura.

*Organizar o cronograma para o dia de leitura semanal na escola, que é pré-definido pela equipe pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, etc, e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.

*Realizar a atividade de culminância mensal das atividades dos 30 Minutos pela Leitura.

11051864_778019732306001_7957152493065863981_o

*Empréstimo de livros na biblioteca da escola ou na biblioteca de sala;

*Monitoramento do processo de leitura dos livros;

*Roda de leitura: leitura de capítulos, passagens ou comentários para compartilhamento com os colegas;

*Trabalho com fichas de leitura;

*Desenvolvimento de atividades a partir do título lido: dramatizações, palestras, exposições, reescrita, ilustrações, história em quadrinhos, tirinhas, contos, entre outras.

*Os alunos, através do incentivo dos professores da disciplina de Português, participarão de um concurso de produção de cartas com o tema: “Escrevendo cartas: descrevendo a importância do ato de ler”. Premiação para a melhor produção de cada nível de ensino.

*Serão realizados momentos de palestras para os alunos, com profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura.

*Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes, ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da escola.

A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização destes trabalhos se necessário.

Em círculo e num ambiente onde o aluno consegue visualizar toda escola, conversamos sobre a importância da boa convivência escolar, sobre as regras e sobre nossas atitudes diárias. Posteriormente retornamos para a sala de aula para construção do cartaz coletivo das regras da turma.

Rodas de Leitura

Sugestões de trabalhos complementares: Seminários de leitura, Indicações Literárias, Rodas de Leitura e Correio na Escola.

06

4. RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, a colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica.

Ciranda de Histórias, atividade realizada para o lançamento da Maratona de Leitura/2015.

Ciranda de Histórias: um dos recursos materiais para o desenvolvimento das ações

Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

5. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá de março a novembro de 2016, de acordo com o planejamento semanal dos professores, de forma interdisciplinar para o pleno desenvolvimento dos seus conteúdos. O concurso de cartas acontecerá no mês de maio durante as aulas e os melhores trabalhos serão premiados com livros.

6. RESPONSÁVEIS

ORDEM QUEM? (responsáveis) O QUE? (ações) QUANDO? (prazo)
01 Equipe técnica da Secretaria de Educação Apresentação, Monitoramento, Avaliação e Ajustes do Projeto Atendimento por unidade escolar, durante todo o ano letivo.
02 Gestão da Escola Organização do espaço e materiais necessários para desenvolvimento das atividades. Antes da realização das atividades.
03 Coordenação de Apoio Técnico Curricular Avaliar o desenvolvimento do Projeto nas unidades escolares Na vivência de cada unidade escolar
04 Coordenação Pedagógica Apresentação e monitoramento do Projeto

Elaboração do plano de ação junto ao professor

Planejamento de sequência didática junto ao professor

Durante todo o processo de desenvolvimento
05 Professores Desenvolvimento e avaliação do Projeto Durante as aulas e de acordo com o planejamento
06 Bibliotecário Controle de empréstimo dos livros Durante todo o processo de desenvolvimento

7. CULMINÂNCIA DO PROJETO

03

Cada unidade escolar planejará a atividade de culminância do Projeto considerando o seu contexto de desenvolvimento e motivação dos alunos. No evento, alunos e professores que tiverem lido mais títulos receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Este é um importante momento para incentivar o protagonismo dos professores e dos alunos leitores.

8. AVALIAÇÃO DO PROJETO

A avaliação do Projeto se dará de forma direta pelo professor durante o seu desenvolvimento em cada turma trabalhada. O coordenador acompanhará as ações avaliativas junto ao professor na aula atividade através de formulário. Serão realizados ajustes sempre que o professor e os alunos assim definirem. Tais ajustes deverão constar como anexo do Projeto para nosso possível acompanhamento e posterior avaliação.

9. Anexos

Clique aqui e acesse os modelos de fichas para impressão!

10. REFERÊNCIAS

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba: Profissão Mestre, set.200, p.10-13.

SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Lembramos que todos os projetos deverão ser adaptados de acordo com a realidade de cada instituição de ensino e acreditamos na multiplicação do aprender juntos.

Juntos Construindo um País de Leitores!

3 comentários

  1. Miriam

    amei o projeto, gostaria muito de desenvolver na minha escola.

  2. Jovelle Vieira

    Adorei! Gostaria muito de apresentar este projeto na escola que trabalho, para quem sabe desenvolver.

  3. cletiane tartare

    Gostaria de saber como faço para desenvolver este projeto nas escolas do município de Apuí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 × cinco =