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15/03/2018

Troca de experiências e rodada de jogos com mediação dos próprios professores marcam nova etapa dos jogos de Educação Financeira

“Dando oportunidade de interação entre os professores que já trabalharam os jogos e os que estavam tendo contato pela primeira vez, a formação permite com que os educadores sejam protagonistas da proposta pedagógica”

Com a palavra, nossos educadores que conheceram, avaliaram, deram sugestões e colocaram em prática todo o potencial pedagógico dos jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”! Envolvendo coordenadores, diretores, professores das mais variadas disciplinas e até gestores municipais, a nova etapa de entrega dos jogos de educação financeira, se tornou um grande intercâmbio de saberes, tendo como protagonistas a criatividade, empenho e motivação dos próprios educadores que se envolveram no projeto piloto promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com apoio do Instituto Brasil Solidário.

Nessa primeira semana de formações, que já passou por Cascavel e Pindoretama, e agora segue para Beberibe, o IBS pôde acompanhar o reflexo de um trabalho feito em conjunto, partindo da vontade e dedicação de todos os envolvidos, desde a gestão municipal que ajudou a divulgar as atividades em todas as escolas e envolver a coordenação pedagógica no projeto, até os professores que conseguiram não só agregar o conteúdo dos jogos em sua disciplina, mas motivar as turmas a fazerem pesquisa de campo, relacionarem as ações de economia e empreendedorismo junto com a família e ainda trazer a comunidade pra mais perto da escola com um dia todo dedicado a jogar com os familiares.

“Estamos muito felizes dessa parceria com o Instituto Brasil Solidário, acredito que estamos saindo na frente participando desse projeto, pois sabemos a importância de trazer pra escola essa temática da educação financeira e, é um assunto que está na nova base curricular sugerida pelo Ministério da Educação, então é um privilégio termos um material dinâmico, criativo e com tantas possibilidades de abordagem para os nossos professores desenvolverem em suas disciplinas”, enfatizou o Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira.

O que chegou como uma ideia, trazendo possibilidades teóricas de como transformar um jogo de tabuleiro, e outro de cartas, numa ferramenta interdisciplinar de aprendizado, conseguiu se materializar e agora, é partilhado com depoimentos, não de especialistas e consultores de educação financeira, mas por quem conhece o cotidiano, as dificuldades e a realidade de seus alunos dentro e fora de sala de aula.

“Os jogos chegaram como um grande aliado do aluno e professor no ensino aprendizagem, eles aprendem brincando, de forma lúdica, então ajudou muito o desempenho nas 4 operações matemáticas, teve aluno que melhorou bastante as notas, por isso, fiz até um blog e tenho postado o resultado e evolução dos alunos depois que começamos a trabalhar com os jogos, acho que é um diferencial muito importante tratar da educação financeira dentro da escola e desde o ensino fundamental”, ressaltou Nairton Vieira, Professor de Matemática da Escola Choró Vaquejador, em Cascavel/CE.

Para Neci Rodrigues, Coordenadora Pedagógica da Escola Prof.ª Andrelina Maria de Sousa, de Pindoretama/CE, o projeto contribuiu também para a socialização e o comportamento de vários alunos. “Nós percebemos uma mudança no comportamento dos alunos desde o primeiro momento da chegada dos Jogos Piquenique e Bons Negócios, teve aluno que passou a participar mais das atividades em sala, quis levar o material pra casa pra jogar junto com os pais e conseguimos fazer ações na comunidade com atividades práticas com os comerciantes da região, então só veio a contribuir não só para a escola, mas para toda a comunidade”.

Nessa última etapa de distribuição dos jogos nos três municípios: Pindoretama, Beberibe e Cascavel, os educadores estão participando das formações para o nivelamento de informações, possibilitando que todas as escolas tenham o mesmo material e orientação da sequência didática dos jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”.

Ao final do processo, serão mais de 2 mil jogos distribuídos em mais de 90 escolas da região. O impacto do projeto prevê o envolvimento de cerca de 20 mil alunos, que dentro dessa proposta lúdica, interativa e cheia de possibilidades de aprendizado, possam ter a oportunidade de potencializar habilidades importantes para a vida financeira, como planejar, julgar, decidir, poupar, escolher, sentir segurança na tomada de decisões e identificar as oportunidades de empreendedorismo.

O projeto piloto, inédito e realizado nas três cidades do Estado do Ceará, também integra um processo completo de avaliação externa, que busca mostrar os resultados em aprendizagens relacionadas à educação financeira e trará indicadores de forma comparativa entre os grupos que passaram pelo método de aplicação realizado pelo Instituto Brasil Solidário.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação We World Brasil

(85) 9 99227266

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