São Luís (MA) recebe Oficinas Práticas IBS e inaugura nova biblioteca

Outras notícias

NotíciasSão Luís (MA) recebe Oficinas Práticas IBS e inaugura nova biblioteca

Ainda no mês de setembro, o IBS desembarcou na capital maranhense, para promover as oficinas práticas do PDE, agregando toda a riqueza cultural e artística da região. Na terra do folclore, das muitas cores e danças como o bumba-meu-boi, a equipe promoveu a semana de formações dos dias 20 a 22 de setembro, na UEB Professora Rosália Freire, a partir da parceria com o Grupo Ultra e suas empresas Ultragaz e Ultracargo. 

Mobilizando toda a comunidade escolar, os alunos e educadores tiveram a oportunidade de participar de oficinas de Leitura, Fotografia, Desenho e Pintura, Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, além da doação do acervo literário de 500 livros para as propostas pedagógicas. 

A programação envolveu ainda a transformação da nova biblioteca da escola, que passou a se chamar Palácio dos Leitores. O nome surgiu a partir de uma votação entre os alunos que participaram da oficina de Incentivo à leitura.  Segundo o aluno Messias, que participou ativamente da oficina durante os três dias: “Os palácios são lugares de muita riqueza e na nossa biblioteca se encontra a maior de todas elas: o livro!”, ressaltou. 

Em cada espaço da escola era possível ver o protagonismo dos alunos. Um dos destaques foi o aluno do 7º ano Kauã Lucas Martins, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), que esteve em cada atividade participando ativamente. “Achei tudo muito interessante e muito legal, fiquei muito feliz de participar”, disse. 

Para Cleudiane Nogueira da Silva, mãe de Kauã, essas ações são essenciais e devem ser estimuladas com mais frequência, reforçando um espaço de inclusão e acessibilidade, pois contribui de forma significativa com a interação dos alunos. “Foi surpreendente ver como o meu filho interagiu bem com a oficina. Dava pra ver nos olhos dele como esses dias fizeram bem para uma melhor interação dele com as atividades escolares. Essa ação tem um impacto muito forte na educação dos nossos jovens’’, afirmou. 

Segundo a estudante Maria Eduarda Melo, da Oficina de Fotografia, foram dias de muitas descobertas com aprendizado prático, que ela pretende seguir aprimorando. “Achei a oficina muito interessante e desafiadora. Eu sempre gostei de fotografia e agora aprendi a usar enquadramento, o ISO, velocidade e abertura da lente, conceitos básicos para se tirar uma boa fotografia”, disse. 

As oficinas contaram ainda com doação de 3 câmeras fotográficas, produção de livros com papelão feitos pelos alunos e que ficaram disponíveis para venda, exposição com fotografia impressa, apresentação de teatro de bonecos produzidos com materiais recicláveis e apresentações culturais produzidas e ensaiadas pelos alunos e pela equipe de professores do IBS. 

Biblioteca de São Luis (MA) em parceria com UFMA

As ações iniciadas na Oficina de Incentivo à Leitura, já geraram frutos de mobilização e parceria para além dos muros da escola. Como parte das atividades fomentadas na formação, foi formada uma comissão dos nossos Anjos da Leitura, para organizar e acompanhar as ações que serão desenvolvidas no espaço da biblioteca.  

Para contribuir com o trabalho da comissão de alunos, e a convite do professor Micharlany, acadêmicos do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também seguirão nessa missão. A proposta já teve sua primeira reunião realizada no último dia 28 de setembro, com participação dos alunos da comissão e os acadêmicos da UFMA, sob a coordenação do professor. Em pauta, teremos a organização e continuidade das atividades no Palácio dos leitores.  

Essa é mais uma parceria que se inicia e busca envolver diretamente os alunos da escola, afinal, o palácio que foi reformado é inteiramente todo deles e o seu maior bem, o livro, também os aguarda para viagem ao conhecimento, à cultura, à diversidade e ao mundo.  Vida longa ao Palácio dos leitores e à parceria entre a UEB Professora Rosália Freire e a UFMA. Seguiremos por aqui acompanhando e contribuindo com essa construção.

Confira as Oficinas Práticas em São Luis (MA):

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares