Oficinas Práticas IBS leva arte e cultura a Santarém (PA)

Outras notícias

NotíciasOficinas Práticas IBS leva arte e cultura a Santarém (PA)

Abrindo a programação das ações presenciais de setembro, a equipe IBS esteve em Santarém (PA), para a semana de oficinas práticas de Arte e Cultura, do Plano Bienal Brasil Solidário, numa programação intensa realizada dos dias 11 a 13, na Escola Municipal Professora Hilda Mota.  

As ações realizadas no município a partir da parceria do IBS com o Grupo Ultra e a Ipiranga, envolveu desde formações e oficinas práticas em Teatro de Bonecos, Desenho e Pintura, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo de 500 livros para a biblioteca da escola.  

Promovendo intervenções artísticas em diversos espaços da escola, as atividades tinham como proposta ir além da sala de aula, com atividades práticas. Um exemplo é a saída fotográfica realizada no Bosque municipal, onde alunos da Oficina de Fotografia tiveram a oportunidade de explorar seus novos conhecimentos através de fotografias, que chamaram a atenção na exposição realizada pelos próprios alunos no último dia de atividades.  

“A teoria da fotografia é muito importante e enriquecedora, mas nada como a gente aprender tudo isso praticando e manuseando a câmera fotográfica. Os aprendizados que eu tive nessa atividade do bosque eu vou levar para sempre, pois agora poso dizer que já sei o que preciso para tirar uma boa foto”, afirmou a aluna Heloísa da Costa. 

A horta também recebeu um espaço decorado com pneus pintados e outros materiais reutilizados, trazendo a sustentabilidade para a atividade. Para além do plantio de mudas de verduras e legumes, foi também construído um novo sistema de irrigação, para que nunca falte água à horta. 

Além da doação desse acervo literário, a escola recebeu ainda três câmeras fotográficas, para a continuidade das ações de Educomunicação. Já em Desenho e Pintura, o destaque foi a produção de plaquinhas sustentáveis feitas pelos alunos. 

“Nunca pensei que gostasse tanto de desenhar e pintar. Através dos ensinamentos da professora a gente conseguiu desenvolver bastante a nossa criatividade, desenhando e pintando muito nesses três dias de atividades”, destacou a estudante Juliana Miranda. 

 

Biblioteca ‘360 graus’ propõe experiência de leitura imersiva em Santarém 

A nova biblioteca da EM Professora Hilda Mota foi inaugurada na ação do PDE. Sob o nome de Zilene Sales, ela foi pensada como um espaço “360 graus” de ludicidade e arte. As quatro paredes foram pintadas e se uniram ao chão verde, dando uma sensação de estarmos dentro do próprio Rio Tapajós proporcionando uma experiência de leitura mais imersiva aos leitores. Já as pinturas traziam referências à cultura da região, como as palafitas, as canoas e as vegetações nativas, que dialogam com o acervo de 500 livros que foi doado e disposto em caixotes e prateleiras.

Confira o vídeo das Oficinas Práticas em Santarém (PA):

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares