Projeto com Jogos de Educação Financeira chega ao município de Sobral com apresentação para 500 educadores da região e de outros Estados do Nordeste

Outras notícias

NotíciasProjeto com Jogos de Educação Financeira chega ao município de Sobral com...

“O Projeto com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, que se tornou modelo para atividades de Educação Financeira em escolas de Santiago do Chile, com base nos resultados no Ceará, começa nova etapa de expansão, com expectativa de alcançar 140 mil novos alunos até o final de 2019”

Uma iniciativa que propõe ações lúdicas e criativas para o ensino da temática de educação financeira, com dois jogos já premiados, reconhecidos e certificados pela Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF!

Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, com um método leve, divertido e interativo, o projeto com os jogos: Piquenique e Bons Negócios, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, United Way, com realização do Instituto Brasil Solidário, avança este ano, para uma etapa importante de expansão, com expectativa de alcançar 140 mil novos alunos até o final de 2019, percorrendo cerca de 21 municípios em todo o Brasil.

Parte desse público, principalmente do Nordeste, recebe as primeiras formações já no próximo dia 13 de abril, num grande evento que será realizado de forma gratuita, no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará. Além dos educadores das escolas do município sede das atividades, o evento pretende abrir inscrições para um público aproximado de 500 participantes, envolvendo coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos da Secretaria de Educação e gestores municipais não só de Sobral, mas já com presença confirmada de representantes das Secretarias de Educação de Cabaceiras/PB, Ibitiara/BA, Gentio do Ouro/BA, Iraquara/BA, Irecê/BA, Crateús/CE e Tamboril/CE.

Somente em Sobral e na região da Serra da Ibiapaba, serão distribuídos mais de 2.300 jogos, atendendo alunos do ensino fundamental I e II de todas as escolas da rede pública de ensino da região. Todo material será entregue de forma gratuita, onde os educadores poderão participar da prática dos jogos já dentro da programação do Seminário realizado no Centro de Convenções. O período da tarde foi reservado para uma grande rodada de jogos com os educadores, permitindo a interação com o material, esclarecimentos sobre o manual de aplicação e muita diversão e troca de informações na prática.

Com o intuito de possibilitar a autonomia dos “multiplicadores” das atividades e todo o suporte pedagógico para a implementação do projeto nas escolas, durante o evento, os educadores receberão um material de apoio, com orientações da proposta pedagógica e sugestões de sequência didática para serem desenvolvidas em sala de aula, além da palestras de educação financeira e apresentações que serão realizadas pela manhã, com foco em apresentar as experiências exitosas de aplicação dos jogos nos primeiros anos do projeto, contando ainda com a participação dos educadores Vicente Melo, Nairton Vieira e o técnico da Secretaria de Educação de Cascavel/CE, Júnior Fernandes, que vivenciaram o impacto das ações em seu município, e até, ajudaram a desenvolver um Campeonato Regional que garantiu premiação aos alunos com os melhores resultados e desempenho com os jogos.

 

Expansão 2019

Essa nova etapa de expansão das ações dos jogos em todo o Brasil, envolve a distribuição de mais de 14 000 jogos em 21 municípios do Brasil, com cidades já confirmadas em Estados como o Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e, no Ceará, nos municípios de Ubajara, Tianguá, Sobral, Tamboril, Crateús, e uma escola, na capital, em Fortaleza.

Na fase de expansão, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

 

Fase do projeto piloto no Ceará

Alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, o projeto piloto com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, teve início em junho de 2017, envolvendo 90 escolas dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel, e, em menos de um ano e meio de aplicação da proposta, conseguiu alcançar resultados importantes, que em avaliação externa, apontaram que 77% das escolas que receberam as ações melhoraram indicadores em conhecimento de educação financeira, estimulando o interesse dos alunos e educadores em aplicar as práticas adquiridas através dos jogos em seu planejamento financeiro pessoal, seja em sua rotina pessoal diária, em família ou visando uma possibilidade futura de empreender.

A estrutura e conceituação dos jogos foram desenvolvidas pelo Bank of America Merrill Lynch, uma das maiores instituições financeiras do mundo, com o apoio de profissionais da área de ensino e especialistas em técnicas de jogos. E, o Instituto Brasil Solidário entrou como um parceiro estratégico dessa iniciativa, realizando as formações, monitoramento e todo o acompanhamento do processo de implementação dos jogos nas escolas, que para este ano, entra nessa nova fase de expansão, com expectativa de alcançar 140 mil novos alunos até o final de 2019.

O Instituto Brasil Solidário fez a produção de pequenos vídeos que retratam como os jogos podem contribuir com o conhecimento dos alunos, educadores e suas famílias além do mundo acadêmico. Intitulado “Além dos muros da Escola”, foram produzidos 6 minidocumentários sobre o tema.

Disponíveis no Canal do IBS: https://www.youtube.com/user/BrasilSolidario

 

Reconhecimento e Premiações

Diante do desempenho acompanhado no Ceará, o projeto conseguiu se colocar como uma referência de ação em educação financeira, com investimento para expansão em escolas da rede pública de ensino em São Paulo e até em Santiago, do Chile, tendo como base e modelo, a proposta implementada nos municípios cearenses.

Em 2018, o Projeto com os Jogos de Educação Financeira: Piquenique e Bons Negócios, foi o vencedor do 2º Prêmio Cubo de Ouro na Categoria Melhor Projeto Social Geek, promovido pela Sintonia Geek Magazine. O anúncio foi feito no dia 02 de dezembro, durante a Megacon 2018, em Curitiba/PR.

 

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os Jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, trazem uma proposta dinâmica e didática de apresentar os desafios recorrentes do dia a dia, desde a estratégia de compra e venda até a tomada de decisões na aplicação dos recursos disponíveis, que podem se multiplicar ou se esgotar de acordo com a ação do jogador. Os jogos se complementam, na medida em que “Piquenique” visa familiarizar os alunos com o conceito e a prática de poupar, e o “Bons Negócios” o conceito e a prática de investir, ou seja, multiplicar o que foi poupado.

Para os alunos entre 6 a 10 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes entre 10 e 14 anos, receberão o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

Em rede, construindo!

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

 

PRÓXIMAS FORMAÇÕES

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TREINAMENTO COM PRÁTICA DOS JOGOS

  • UBAJARA/CE

Dia 01 de abril, de 08h às 16h

Local: Escola Humberto Ribeiro Lima

 

  • TIANGUÁ/CE

Dia 02 de Abril, de 08h às 16h

Local: CEB João Nunes de Menezes

 

  • SOBRAL/CE

Dia 13 de Abril, de 08h às 15h

Local: Centro de Convenções de Sobral

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 9922-7266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares