Programa de Coleta Seletiva em Nova Russas (CE) mobiliza ações do Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar

Outras notícias

NotíciasPrograma de Coleta Seletiva em Nova Russas (CE) mobiliza ações do Projeto...

“Como parte das ações do Junho Verde, foi lançada a proposta do Projeto LEVE nas escolas, com instalação de coletores e mobilização na comunidade”

Alunos e comunidade fomentando a reciclagem com entrega na própria escola!  No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o município de Nova Russas (CE) reservou uma programação de fortalecimento das ações de educação ambiental em todo o município, levando para as atividades o lançamento do Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, mobilizado em parceria com o Instituto Brasil Solidário, e que visa tornar a escola um ponto chave para a conscientização sobre a importância da coleta seletiva.

Seguindo todas as medidas de prevenção e segurança nesse período do distanciamento social, a Prefeitura de Nova Russas, preparou uma ação em escala, com participação de alunos e seus familiares nas doações dos materiais reciclados, sendo realizado com agendamento prévio, todos de máscara e um espaço escolar preparado com álcool em gel para receber os estudantes.

Segundo a assessora ambiental do município de Nova Russas, Márcia Andrade, que é parceira das ações de Educação Ambiental do IBS, a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação estão trabalhando de forma conjunta, buscando alcançar 100% das escolas da região, com ações que serão intensificadas no segundo semestre do ano, quando retomada as aulas presenciais.

“Começamos as atividades do projeto em três escolas modelo, sendo duas creches e uma escola da zona rural, para termos uma ação semanal, dentro de todos os protocolos de saúde e prevenção nesse período da pandemia, e mesmo com esses desafios, o retorno tem sido muito intenso e positivo por parte da comunidade escolar e os familiares dos alunos, conseguimos instalar tanto os coletores sustentáveis como um espaço para o descarte de óleo”, ressaltou.

 

Espaço Ecológico na Escola

Um ambiente lúdico, colorido e cheio de criatividade utilizando materiais recicláveis! As escolas parceiras do projeto LEVE, estão recebendo uma ornamentação nos jardins e áreas comuns com reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo, como pneus, pedaços de cano, plástico e garrafas PET, que se tornam lindos canteiros para o desenvolvimento das atividades de educação ambiental na escola.

A ideia é otimizar os espaços escolares com propostas que podem ser realizadas aproveitando o material doado pelos alunos, fazendo da reciclagem uma matéria prima para várias ações interdisciplinares no currículo escolar, dando espaço para o protagonismo dos alunos nas propostas pedagógicas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a coleta seletiva na comunidade.

 

Parceria IBS

O município de Nova Russas (CE) é um parceiro das ações do Instituto Brasil Solidário, que nesse período do distanciamento social, tem promovido várias atividades importantes de fortalecimento da coleta seletiva na região. O IBS tem apoiado o trabalho promovido pelo município, promovendo campanhas de segurança alimentar, que viabilizaram a entrega de cestas básicas para as famílias dos catadores, além da doação de uma prensa em sistema de comodato para auxiliar no trabalho realizado pela Associação de Catadores na comunidade.

 

Sobre o LEVE

Pioneiro no Brasil e idealizado pelo Instituto Brasil Solidário, o projeto LEVE é uma tecnologia social replicável, certificada e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, que apresenta uma metodologia que pode ser implementada em qualquer cidade do Brasil, fazendo da escola um ponto chave para a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e inclusão social.

Em atuação desde 2012, o projeto LEVE, a proposta envolve a implantação de um coletor sustentável dentro das escolas, sendo construído com materiais reaproveitados, além de uma mobilização em parceria com a gestão pública municipal e a associação de catadores, que numa ação coletiva com o trabalho fomentado na escola, permite ampliar o aprendizado e conscientização ambiental dentro e fora do ambiente escolar, além de permitir um retorno financeiro para a escola e para os catadores da região.

Conheça mais: https://www.brasilsolidario.org.br/o-que-fazemos/programas/programa-de-desenvolvimento-da-educacao-pde/projetos-de-apoio-leve/

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares